Assembleia Geral dos Docentes da Unifesp: não vamos aceitar os ataques aos servidores públicos!

Na quarta-feira passada, dia 1º de novembro de 2017, os docentes da Unifesp se reuniram em assembleia e debateram a conjuntura local e nacional. Sobre esta última marcaram a posição de resistência aos ataques aos servidores públicos, contra o aumento da alíquota previdenciária para 14%, que na prática reduz salário, contra a suspensão dos reajustes salariais já acordados para o ano de 2018, contra a cobrança de mensalidades na universidade pública e contra o PDV e o fim da estabilidade. A avaliação foi de que esses ataques aos serviços e servidores públicos atendem ao cumprimento da meta fiscal que tem com principal instrumento a ementa 95 que congela os investimentos em educação e saúde pelos próximos 20 anos. E também abre caminho ao projeto de privatização dos serviços públicos e gratuitos, acabando com o compromisso social do serviço.

A Assembleia teve  a seguinte pauta: 1) Posse do Conselho de representantes da Adunifesp-SSind; 2) Resolução da CPPD sobre afastamento docentes; 3) Ataques aos direitos dos servidores. E foram realizados os seguintes e respectivos encaminhamentos:
1) Ratificado, aprovado por unanimidade, as indicações dos departamentos para composição do Conselho de Representantes da Adunifesp-SSind;
2) Elaboração de carta, de conhecimento público, endereçada à CPPD e a Reitoria da Unifesp solicitando uma reunião aberta para discussão da resolução sobre afastamento docente, destacando a insatisfação com a postura da presidência da CPPD em  interditar o debate e também a completa discordância com relação a comissão assumir a função de “análise de mérito” dos pedidos. Esta mesma carta deve solicitar adiamento da votação da resolução no Consu até que um debate mais amplo seja feito. 
3) Consultar as entidades da Unifesp sobre a participação e/ou organização de manifestações no dia nacional de mobilização em 10/11; reelaborar denúncia sobre ataques aos servidores públicos, com destaque para MP 805, sob a forma de carta a ser enviados aos parlamentares; fazer, concomitantemente, divulgação de material de esclarecimento sobre aos ataques aos servidores públicos (PDV, reajuste salarial, estabilidade, alíquota previdenciária, etc) e enquete para ouvir a comunidade acadêmica sua avaliação da conjuntura e sugestões de ações e atividades; organização de encontro/café, na sede da Adunifesp-SSind, com entidades de outras universidades e categorias sob ataque.
Adunifesp-SSind