Permanência Estudantil pode sofrer retrocesso no Campus da Vila Clementino

Apesar da política de permanência estudantil ser um dos problemas mais críticos da Unifesp, dois episódios ocorridos nas últimas semanas no Campus da Vila Clementino demonstram o pouco compromisso da administração com o tema. Os estudantes de pós-graduação podem perder o subsídio no bandejão e os Médicos Residentes 30 vagas de moradia. A APG e a Amerepam – entidades representativas das duas categorias – se mobilizaram contra tais medidas e conseguiram abrir uma negociação para não perderem estes direitos.

Bandejão mais caro para a Pós

Com anuência da Reitoria, o bandejão da Vila Clementino cortou o subsídio dos pós-graduandos. Uma refeição que custaria menos de 03 reais passou para 6,50 para estes estudantes. A APG protestou exigindo a volta da equiparação com os preços pagos pela graduação e organizou um abaixo-assinado com mais de 400 assinaturas. Uma solução para o impasse ainda não foi anunciada, mas parece estar a caminho.

Alojamento dos Residentes

Já os residentes podem perder 30 vagas de moradia universitária, pois a Instituição pretende construir no local do alojamento masculino o Edifício de Pesquisas III. A Amerepam recebeu uma notificação de desocupação do espaço até o dia 1º de dezembro de 2010. Os residentes já avisaram que não irão sair na data e reivindicam a garantia de continuidade do benefício, conquistado há três décadas. Em reunião, a Reitoria se declarou livre de qualquer responsabilidade em manter o benefício. Inconformados com o posicionamento, os residentes procuram outras vias de negociação para manter seus direitos. A grande maioria dos possíveis prejudicados é proveniente de outros estados, graduados em faculdades públicas e tem menos de três anos de formado.