Calendário de Lutas Adunifesp-SSind (set/2017)

Todos estamos cientes da crise que vivemos enquanto servidores públicos da Unifesp, com a universidade recebendo um orçamento reduzido na ordem de pelo menos 30% nos últimos 3 anos, insuficiente para atender as demandas mínimas das atividades de ensino, pesquisa e extensão, situação agravada pela diminuição do repasse das verbas da CAPES e CNPQ.

 

 

Sem horizonte de melhora nesse sentido, já que tal orçamento cronicamente deficitário ficará congelado por 20 anos, recebemos em meados de agosto a notícia que o governo inicia os ataques diretos aos servidores públicos com efetiva retirada de direitos conquistados pela categoria. Dentre as medidas apresentadas, que também incluem benefícios a exportações e aumentos de tributação, chama atenção aquelas que tocam diretamente o funcionalismo público e os aposentados, tais como: congelamento de reajustes previstos para 2018; diminuição do valor previsto para o salário mínimo em 2018; estabelecimento de teto salarial que incida sobre todo o valor recebido pelo servidor; aumento da alíquota do PSS para servidores que receberem acima de R$ 5,3 mil reais; criação de estágio probatório com salário máximo de R$ 5.000,00; aumento de classes ou padrões nas carreiras, a fim de estender o prazo para progressão.

Ainda nesse contexto de ataques aos serviços públicos temos a recente ameaça de fechamento da Universidade Estadual do Rio de Janeiro (UERJ) e demissão dos servidores públicos. Em Parecer do Ministério da Fazenda documenta-se a sugestão, entre as medidas de austeridade já pactuadas com o governo do Rio de Janeiro para sanar a crise financeira, a “revisão da oferta de ensino superior” na instituição.

Não podemos esquecer a situação precária de nosso Hospital São Paulo, parcialmente fechado, com funcionários sendo demitidos e outros sobrecarregados, sem enquadramento e repasse de verbas como Hospital Universitário, prejudicando não só o atendimento à população mas também sua função formadora de novos profissionais da área da saúde.

Como ponto de resistência, no contexto local, há de se destacar a inciativa dos Estudantes da Unifesp que indicam paralisação para o dia 22/09 contra os cortes na Unifesp, que já ameaçam os auxílios estudantis. Movimento também em defesa da Universidade pública frente aos constantes ataques.

Nesse sentido é fundamental nos questionarmos:

O que fazer frente aos cortes orçamentários e ao ataque aos servidores públicos?

A Associação dos Docentes da Unifesp (Adunifesp-SSind) divulga o calendário de lutas desse mês de setembro de 2017:

De 11 a 15 de setembro – Assembleias Locais dos Docentes da Unifesp

Pauta: o que fazer frente aos cortes e construção do calendário de lutas.
Local e Horário: a definir pelos campi.

14 de setembro – Plenária Comunitária*

Pauta: o que fazer frente aos cortes e construção do calendário de lutas.
Local: Anf. A (r. Botucatu, 740 – subsolo).
Horário: 12h.

* Inciativa proposta pelo Conselho de Entidades da Unifesp – Adunifesp, Apg, Comissão DCE e Sintunifesp – em acordo com Dia Nacional de Lutas e Paralisação convocado pelo ANDES-SN e Fasubra.  A ideia é reunir as categorias da Unifesp para discutir o impacto dos cortes na universidade e no HSP e pensar juntos o que fazer. Para qualificar o debate político ficou decidido convidar professores especialistas na área de financiamento público para informes qualificados, já confirmados prof. Daniel Vazquez (Unifesp – campus Guarulhos) e prof. Marcelo Carvalho (Unifesp – campus Osasco). Também aproveitaremos a ocasião para ampliar a mobilização, entre as demais categorias, para o indicativo dos estudantes de paralisação no dia 22/09.

18 de setembro – Assembleia Geral dos Docentes da Unifesp

Pauta: o que fazer frente aos cortes; avaliação do apoio e participação no dia 22; carreira docente (reenquadramento e Per capita-Saúde).
Local: Anf. Moacyr Álvaro (r. Botucatu, 862).
Horário: 12h.

22 de setembro – Indicativo de Paralisação dos Estudantes

Contra os cortes e em defesa da Universidade Pública

O momento é de mobilização. Contamos com sua presença!

Att,

Adunifesp-SSind