Editorial: Hospital São Paulo e o Contrato de Gestão

O debate realizado pelo Conselho de Entidades e pela Reitoria da Unifesp, no último dia 08 de setembro, marcou um momento importante e democrático de nossa Instituição. Quase 150 pessoas lotaram o auditório Lemos Torres interessados no futuro do Hospital São Paulo e na minuta de contrato de gestão entre a SPDM – sua mantenedora – e a universidade. Tal proposta tenta solucionar o histórico problema de relação público-privado entre o Hospital-Escola e a Unifesp, e responder às demandas de órgãos de controle da gestão pública, como a CGU e o TCU.

A Adunifesp, em conjunto com o Conselho de Entidades, continua defendendo a bandeira histórica de federalização do HSP, porém não pode se omitir nesse momento de mudanças significativas. Durante o debate e em audiência com o Reitor, no dia 01 de outubro, propusemos que a comissão que elabora o plano de trabalho do referido contrato, seja ampliada, com a inclusão de dois representantes de cada categoria, a fim de democratizar o processo. A proposta foi aceita pela Reitoria e pela Direção do HSP, mas não foi formalizada até o momento.

É fundamental que este processo seja contemplado com uma ampla participação e que a universidade escolha democraticamente o melhor caminho para o seu Hospital-Escola. Desta forma, já manifestamos nossa preocupação no sentido da elaboração de propostas que melhorem a qualidade do atendimento, o desenvolvimento de ensino e pesquisa, a transparência no uso dos recursos públicos e, principalmente, que não prejudiquem, de maneira alguma, os trabalhadores técnico-administrativos.