IX Consintunifesp: resistir e lutar

Entre os dias 23 a 26 de agosto de 2017 foi realizado o IX Congresso do Sindicato dos Trabalhadores da Unifesp (IX Consintunifesp) com o objetivo de discutir junto a categoria dos técnicos administrativos e educação – representados por delegados eleitos em assembleias – o contexto político-social de desmonte dos serviços públicos como saúde e educação, e a partir das discussões e reflexões construir o plano de lutas da entidade.

O IX Consintunifesp teve seus trabalhos iniciados com o cerimonial de abertura, mesa solene em que foram apresentados os objetivos do Congresso pela comissão organizadora, com destaque para a máxima “Resistir e Lutar”. O contexto político-social foi apresentado e analisado com profundidade pelos convidados representantes das entidades da Unifesp e entidades sindicais parceiras estabelecendo sólido ponto de partida para construção da agenda de lutas do Sintunifesp.

A mesa foi composta pelos membros da comissão organizadora do evento e representante da gestão Conceição dos Santos – Coordenadora da Comissão do IX Consintunifesp e José Ivaldo Rocha – Coordenador Geral do Sintunifesp, e pelos convidados prof. Daniel Feldmann – Presidente da Associação dos Docentes da Unifesp (Adunifesp-Ssind), Cláudio Yishimitsu Yoem – Diretor da Superintendência do Hospital São Paulo representando José Roberto Ferraro, Edson Carneiro (Índio) – representante da Central Sindical Intersindical, Mario Costa de Paiva – Coordenador de Educação da Fasubra Sindical e Norberto Silva Lobo – membro da Pró-Reitoria de Gestão Com Pessoas representando a magnífica reitora Prof. Soraya Soubhi Smaili.

“A realização deste congresso, ocorre em momento de crises nacionais que afetam as estruturas das universidades e hospitais universitários e deve ser acompanhada de posicionamentos unitários para enfrentarmos e vencemos os desafios que se apresentam para a classe trabalhadora.” Afirmou dos Conceição Santos coordenadora da comissão organizadora do IX Consintunifesp.

No mesmo sentido comentou prof. Daniel Feldmann, presidente da Associação dos Docentes da Unifesp (Adunifesp-SSind): “Diante do processo de precarização das universidades públicas e mais ainda o processo de ataque e demonização do servidor público de forma geral, a unidade dos três setores que compõem a universidade, os técnicos administrativos, os docentes e estudante, não é uma mera figura retórica mas sim uma necessidade imperativa.”

A Adunifesp-SSind cumprimenta os companheiros e companheiras do Sintunifesp, saudando a iniciativa, fundamental para resistirmos à política de desmonte dos serviços públicos e renova a solidariedade e parceria para enfrentarmos juntos esse momento de ataque à saúde e educação pública.

Adunifesp-SSind