Em defesa do Hospital São Paulo

No dia 08 de junho de 2017 as categorias docente, discente e técnico-administrativo realizaram um ato em defesa do Hospital São Paulo (HSP). A mobilização buscou chamar atenção da comunidade universitária e da população em geral para a crise orçamentária enfrentada pelo HSP, que sem recursos está obrigado a cancelar atendimentos.

Segundo nota da Comissão de Mobilização da Graduação do Campus São Paulo da Unifesp o HSP “permanece sem receber recursos do Programa Nacional de Reestruturação dos Hospitais Universitários Federais (Rehuf), vinculado ao Ministério da Educação (MEC) e ao Ministério da Saúde (MS), embora tenha direito à verba de acordo com o Decreto nº 7.082/2010, que estabeleceu o programa em 2010. Nele, está inserida a Portaria Interministerial nº 883/2010 que reconhece o Hospital São Paulo como hospital universitário da Unifesp”.


Após concentração na vila clementino o ato seguiu até a Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo (Alesp), onde os organizadores entregaram um documento à Comissão de Saúde da assembleia, pedindo a intercessão do grupo junto aos ministérios da Saúde e da Educação.

*Registros fotográficos retirados da nota da Comissão de Mobilização no site da Unifesp. Créditos: Patricia Charf e Renan Choi.