Entidades reivindicam participar de comissão que definirá futuro do HSP

Em carta dirigida à Reitoria da Unifesp, o Conselho de Entidades solicitou a participação de dois representantes por categorias na comissão que elaborará o Plano de Trabalho do Contrato de Gestão entre o Hospital São Paulo e a Instituição. O documento foi entregue ao Reitor Walter Albertoni no dia 1º de outubro e reitera ser “fundamental que este seja um momento de ampla participação e que a universidade escolha democraticamente o melhor caminho para o seu Hospital-Escola”.

Carta Ao Reitor Walter Albertoni

O debate realizado pelo Conselho de Entidades e pela Reitoria da Unifesp, no último dia 08 de setembro, marcou um momento importante e democrático de nossa Instituição. Quase 150 pessoas lotaram o auditório Lemos Torres interessados no futuro do Hospital São Paulo e na minuta de contrato de gestão entre a SPDM, sua mantenedora, e a universidade. Tal proposta tenta solucionar o histórico problema de relação público-privado entre o Hospital-Escola e a Unifesp, e responder às demandas de órgãos de controle da gestão pública, como a CGU e o TCU.

O Conselho de Entidades continua defendendo a bandeira histórica de federalização do HSP, porém não pode se omitir nesse momento de mudanças significativas. Durante o debate foi explicitado por membros da Reitoria e da SPDM/HSP, que já existe uma comissão elaborando o plano de trabalho do referido contrato. Naquele momento, as entidades propuseram a ampliação deste fórum e a inclusão de dois representantes de cada categoria, a fim de democratizar o processo. De imediato, foi aceita a participação, mas não se discutiu de que forma aconteceria. Assim, reiteramos através desta carta nossa proposta.

É fundamental que este seja um momento de ampla participação e que a universidade escolha democraticamente o melhor caminho para o seu Hospital-Escola. Desde já manifestamos nossa preocupação com propostas que melhorem a qualidade de atendimento, o desenvolvimento de ensino e pesquisa, a transparência no uso dos recursos públicos e, principalmente, que não prejudiquem os trabalhadores técnico-administrativos. Agradecemos a atenção.

Conselho de Entidades da Unifesp (Adunifesp, Amerepam, APG, DCE e Sintunifesp)