Participação dos docentes nas eleições para os Conselhos Centrais é fundamental

Após a reforma do Estatuto, finalizada nos primeiros meses deste ano, finalmente a Comunidade Unifesp renovará os Conselhos Centrais da Instituição. Apesar de ainda limitada, a nova composição dos órgãos é mais democrática – obedecendo pela primeira vez a Lei de Diretrizes e Bases da Educação – e acaba com a cadeira cativa dos titulares. Desta forma, consideramos fundamental a ampla participação dos docentes no processo eleitoral. A Adunifesp não apóia candidatos enquanto entidade, mas incentiva a participação de todas e todos, esperando que os futuros conselheiros representem a comunidade que os elegeu, e não a si mesmos, prática infelizmente recorrente na história da universidade.

A inscrição dos candidatos vai até a próxima sexta-feira, dia 20 de agosto. As eleições ocorrem nos dias 28 e 29 de setembro e a posse dos novos Conselhos Centrais acontece no dia 13 de outubro. O processo vai escolher representantes para o Conselho Universitário (Consu), o Conselho de Graduação (CG), o Conselho de Extensão (COEX), o Conselho de Administração (CA), o Conselho de Pós-Graduação e Pesquisa (CPGPq), o Conselho de Curadores (CC), a Comissão Permanente de Pessoal Docente (CPPD) e a Comissão Interna de Supervisão (CIS). Além disso, o Conselho de Assuntos Estudantis (CAE), uma das principais conquistas da comunidade no novo Estatuto, será formado pela primeira vez.

A composição de cada Conselho Central é diferente e pode ser consultada, assim com as regras da eleição, no sítio www.unifesp.br. Para o Consu, órgão máximo de nossa universidade, os docentes escolherão 24 representantes (12 Titulares, 07 Associados e 05 Adjuntos). Quanto aos professores Auxiliares e Assistentes, o novo Estatuto cometeu o absurdo de deixá-los sem direito a votar e a se candidatar. A Adunifesp protestou durante todo o processo de reforma contra a falta de representação deles, sempre defendendo a não diferenciação entre os docentes nos órgãos colegiados. Esperamos que em um futuro próximo tal equívoco seja solucionado.

O envolvimento da comunidade no processo eleitoral é fundamental para uma democratização cada vez maior da Unifesp. Participe se candidatando, debatendo as propostas, divulgando o processo e votando.

Diretoria da Adunifesp-SSind.