Manifesto em repúdio à suspensão da nomeação da Reitora da Unifesp

Divulgacao_facebook_manifesto-página001

A Associação dos Docentes da Universidade Federal de São Paulo – Adunifesp-Ssind manifesta veemente repúdio à suspensão da nomeação da professora Soraya Smaili para o cargo de Reitora da Universidade Federal de São Paulo – Unifesp, vencedora na primeira consulta pública paritária às três categorias que constituem a universidade, resultado confirmado pelo Conselho Universitário.

A suspensão foi determinada pelo MEC quando do acolhimento de denúncia assinada pelo sr. Antonio Carlos Lopes, alegando que o processo teria sido “ilegal” em função de ter sido realizada a consulta paritária.

Insistimos aqui que a tanto o pleito do sr. Antonio Carlos Lopes quanto a sua aprovação da parte do MEC são totalmente arbitrários e sem sentido. Do ponto de vista formal, foi mantida perfeitamente a legalidade do processo na medida em que foi o Conselho Universitário que acompanhou e referendou os parâmetros e deu a chancela final ao processo.

Ademais, do ponto de vista da legitimidade, a medida tem o dissabor da intervenção, tão comum em tempos de autoritarismo, ferindo o princípio da autonomia universitária e ignorando solenemente o direito de a comunidade universitária definir, democraticamente, seus dirigentes máximos. Chamamos à reflexão e tomada de posição o conjunto da comunidade universitária contra tal suspensão. Pois fica nítido – mesmo para os colegas que não concordaram com a consulta paritária o que é seu direito – o que está em jogo é muito mais grave para o futuro de nossa Universidade.

Durante o 36º Congresso do Andes-SN, realizado em Cuiabá/MT, no período de 23 a 28 de janeiro de 2017 a delegação da Adunifesp-Ssind apresentou à plenária a moção de repúdio à suspensão a nomeação da reitora eleita pelo processo legítimo que foi acolhida por unanimidade.

Nesse sentido, convidamos todos os docentes, bem como TAE`s a estarem presentes nesta terça 31/1, a partir das 8h, para uma manifestação no prédio da Reitoria – Rua Sena Madureira, 1.500 (térreo) – por ocasião da reunião do CONSU que vai se pronunciar sobre a suspensão da Reitora Soraya Smaili.

Adunifesp-SSind