Ministro da Educação visita Unifesp

Em visita à Unifesp, o Ministro da Educação Fernando Haddad sofreu cobranças da comunidade a respeito do atual processo de expansão. As entidades das categorias, e particularmente os estudantes de Santos, criticaram a precarização do ensino superior, pedindo uma expansão com qualidade. Como não poderia ser diferente, entre Governo e Reitoria apenas elogios. Durante um dia inteiro, o Ministro participou da reunião do Consu, conheceu o Hospital São Paulo e o prédio que irá abrigar a administração, e foi até o Campus de Santos, o primeiro local a formar turmas do Programa Reuni.

Em discurso no Consu, a Presidente da Adunifesp Maria José Fernandes pontuou que embora a expansão tenha iniciado há mais de quatro anos, ainda é motivo de preocupação, com um enorme “abismo” entre os diferentes campi da universidade. “Os recursos são insuficientes para uma adequada infra-estrutura, com professores e alunos vivendo situações precárias em relação ao espaço físico para desenvolver as atividades para as quais foram admitidos”, criticou. “Não somos contra a ampliação da educação no país, apenas contra sua precarização”, finalizou.

Já durante a visita ao Campus da Baixada Santista, o Ministro foi criticado pelos estudantes por falta de infra-estrutura e assistência. Os discentes de Santos atualmente vivem os problemas mais agudos de permanência estudantil na Unifesp, não tendo acesso à moradia, bandejão e transporte. Fernando Haddad afirmou em resposta que o campus paga um preço por ser “pioneiro” no processo de expansão do Reuni e, por isso, considerou analisar especificamente o caso da Baixada Santista.

(Com informações do Site da Unifesp)