Carta de Boas-Vindas aos Novos Docentes da Unifesp

É com alegria e satisfação que a Associação dos Docentes da Universidade Federal de São Paulo Seção Sindical (Adunifesp-SSind.) dá boas-vindas aos novos professores da Instituição. Nossa entidade, em seus quase 35 anos de história, vem cumprindo papel importante na defesa de uma Unifesp pública, gratuita, democrática e de qualidade. Assim, ao mesmo tempo em que congratulamos e recepcionamos os docentes ingressantes, queremos convidá-los a participar das lutas de nossa Associação e fortalecer sua representatividade e organização. A dedicação à educação pública brasileira não tem sido tarefa fácil, mas acreditamos ser fundamental para concretizar a sociedade que queremos.

Um breve retrato da Universidade

A partir de 2005, a Unifesp iniciou um amplo processo de expansão, com a criação de quatro novos campi, em Santos, Diadema, Guarulhos e São José dos Campos. Se por um lado tal processo é fundamental, com a abertura de novos cursos e a diversificação das áreas de produção acadêmica, por outro, o crescimento via Programa Reuni do Governo Federal não tem conseguido ainda a devida qualidade educacional. A expansão sem as condições necessárias tem criado campi e cursos com problemas graves e uma gigantesca assimetria entre a “nova” Unifesp e os cursos mais antigos, localizados no campus da Vila Clementino. Enquanto a estrutura administrativa, os cursos de pós-graduação e, mesmo a maioria dos professores, estão concentrados em São Paulo, os outros campi carecem das necessidades mais básicas. Desta forma, a Adunifesp vem defendendo a revisão do processo de expansão, através de um financiamento público adequado e das políticas necessárias para sanar os atuais problemas.

Em 2009, a Unifesp começou a se recuperar da profunda crise que abateu a Instituição em 2007 e, principalmente, em 2008. Diversas irregularidades administrativas estouraram em seqüência e provocaram uma gravíssima crise institucional, durante a qual, o então Reitor, foi obrigado a renunciar. Tribunal de Contas, Corregedoria Geral da União e Ministério Público Federal detectaram sério problemas na universidade. Durante todo o processo, a Adunifesp – através de sua Diretoria e de seu Conselho de Representantes – sempre se posicionou de forma independente e combativa, mas ao mesmo tempo responsável, juntamente com as outras entidades das categorias, construindo uma agenda para recuperar a Instituição de tal situação de crise.

Nos próximos meses, a Unifesp deve concluir o processo de Reforma do seu Estatuto, em discussão há quase três anos. É urgente que a universidade responda a sua nova condição multi-campi e a diversidade das novas áreas do conhecimento abordadas pelos cursos, mas principalmente, que o Estatuto reformado amplie a participação da comunidade nas decisões da Instituição. A Adunifesp tem contribuído diretamente com o processo de reforma, lutando para que a universidade aprofunde sua democracia interna e supere os graves problemas enfrentados nos últimos anos.

Através deste breve relato queremos alertar os novos docentes sobre a difícil situação pela qual passa não só a Unifesp, como de forma similar, todas as universidades públicas brasileiras. Por outro lado, a crise dos últimos anos abriu possibilidades de transformações importantes em nossa Instituição, que desde então, caminha na direção de uma administração mais transparente, uma estrutura de poder mais democrática e uma educação com maior diversidade.

Convidamos todas e todos a conhecerem um pouco mais a nossa entidade, visitando a nossa sede, na Rua Napoleão de Barros, 841, conversando com os membros da atual diretoria ou visitando o nosso site www.adunifesp.org.br. A associação dos novos docentes é fundamental para fortalecermos a luta em defesa, não só de nossos direitos e reivindicações, mas da educação pública. Conheça abaixo os membros da Diretoria da 17ª Gestão da Adunifesp, “Expansão com Participação Democrática”, eleita para o biênio 2009-2011:

Presidente: MARIA JOSÉ DA SILVA FERNANDES

Vice-Presidente: SORAYA SOUBHI SMAILI

Secretário Geral: JOÃO FERNANDO MARCOLAN

1º Secretário: FRANCISCO ANTONIO DE CASTRO LACAZ

Tesoureira Geral: ZELITA CALDEIRA FERREIRA GUEDES

1º Tesoureira: RAQUEL DE AGUIAR FURUIE

Diretora de Relações Sindicais, Jurídicas e Defesa Profissional: ALICE FERREIRA

Diretora de Imprensa e Comunicação: ELIANA RODRIGUES

Diretora de Política Sócio-Cultural: MARIA DAS GRAÇAS BARRETO DA SILVA

Diretora de Política Universitária: IEDA THEREZINHA NASCIMENTO VERRESCHI

Diretora Campus Baixada Santista: VIRGÍNIA JUNQUEIRA

Diretora Campus Diadema: VERA LUCIA FLOR SILVEIRA

Diretor Campus Guarulhos: CARLOS ALBERTO BELLO E SILVA

 

Diretoria da Adunifesp-SSind. Gestão 2009-2011