Unifesp divulga atividades pagas, mas restringe gratuitas

Em janeiro, a Adunifesp contestou em ofício à Reitoria, a divulgação de cursos pagos na Rede Unifesp. O documento afirma que enquanto tais cursos podem ser divulgados na rede, muitas atividades gratuitas de ensino e pesquisa, não o são. “Desde o ano de 2008, sofremos limitações severas ou mesmo impedimentos na divulgação de debates, seminários, palestras e, até, cursos de pós-graduação strictu sensu”, argumenta o ofício.

A Associação propõe também que os critérios de divulgação sejam revistos, priorizando as atividades gratuitas, desde que submetidas aos fóruns deliberativos da universidade, enquanto que os cursos pagos sejam divulgados com receitas próprias e sem utilizar a estrutura de comunicação da instituição. A Adunifesp espera sensibilidade da Reitoria para o assunto. Clique em leia mais e acesse a íntegra do ofício.

Of. nº 001/2010_adunifesp

São Paulo, janeiro de 2010.

Ilmo. Sr.
Prof. Dr. Walter Manna Albertoni
Magnífico Reitor da Unifesp

Senhor Reitor:

Nas últimas semanas, vários cursos de extensão pagos estão sendo divulgados na rede da Unifesp. Diante disto, vimos manifestar nossa estranheza ao verificar que estes cursos possam ser divulgados na rede, enquanto muitas outras atividades de ensino e pesquisa, que são gratuitas, não o são.

Desde o ano de 2008, sofremos limitações severas ou mesmo impedimentos na divulgação de debates, seminários, palestras e, até, cursos de pós-graduação strictu sensu. Portanto, consideramos inadequado que cursos pagos sejam divulgados aos e-mails dos usuários Unifesp, enquanto atividades de interesse direto da comunidade são impedidas por rigorosas normas. Salientamos, também, que os possíveis interessados nesses cursos de extensão não são, em geral, membros da comunidade Unifesp.

Sendo assim, solicitamos que tais regras sejam revistas: atividades gratuitas, desde que submetidas aos fóruns deliberativos da universidade, devem ser amplamente divulgadas, enquanto cursos pagos devem ser divulgados com receitas próprias e sem utilizar a estrutura de comunicação da Unifesp. Nada mais havendo a tratar, subscrevemo-nos.

Atenciosamente,
Profa. Dra. Soraya S. Smaili
Vice-Presidente da Adunifesp-SSind

c/c
– Profa. Dra. Eleonora Menicucci de Oliveira – Pró-Reitora de Extensão
– Prof. Dr. Ivan Torres Pisa – Chefe do Depto. de Informática em Saúde