Seminários Adunifesp – “A crise capitalista em 1970, 2008 e hoje: a unidade das contradições” (com Leonardo Ferreira Guimarães)

seminarios_adunifesp_divulgacao-pagina001post27-04-16

Caros amigos,

A Associação dos Docentes da Universidade Federal de São Paulo – Adunifesp-SSind – convida a todos para a primeira atividade do ciclo de “Seminários da Adunifesp”, que tratará do tema “A crise capitalista em 1970, 2008 e hoje: a unidade das contradições”, com o economista Leonardo Ferreira Guimarães.
A atividade ocorrerá no dia 2 de maio, segunda-feira, às 14h, na sala Osvaldo Giannotti Filho, na sede da Adunifesp-SSind (Rua Napoleão de Barros, 837, Vila Clementino, São Paulo, SP).
O evento é gratuito e aberto a toda a comunidade, não prescindindo de inscrição prévia.
Logo abaixo, seguem mais dados sobre o seminário.
Esperamos a todos!

Rodrigo Medina Zagni
Presidente da Adunifesp-SSind

“Seminários da Adunifesp”
Tema: “A crise capitalista em 1970, 2008 e hoje: a unidade das contradições”
Expositor: Leonardo Ferreira Guimarães.

Sinopse: O objetivo deste seminário é expor algumas das explicações mais robustas para a crise atual do capitalismo. Após a exposição preliminar de algumas abordagens, será dado enfoque naquela que considera a crise atual (em conjunto com a crise no mercado subprime) como fruto das estratégias adotadas para sair da crise dos anos 1970. As dificuldades encontradas para manter as taxas de lucro das empresas capitalistas e as imposições feitas pelos países do centro global aos países da periferia para garantir tais taxas serão analisadas como aspectos centrais. Nesse processo de intervenção do centro na periferia a autonomia política latino-americana é bastante limitada pela necessidade de garantir níveis altos de exploração da força de trabalho, dando a base que sustenta o sistema financeiro e diminui a violência das crises no centro.

Leonardo Guimarães é doutorando em Economia do Desenvolvimento pela Universidade de São Paulo, mestre em Economia Política pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo e Bacharel em Ciências Econômicas pela Universidade Federal do Espírito Santo, com pesquisas na área de financeirização, economia do trabalho, metodologia e teoria do valor.