“As conquistas nem sempre chegam com o verbo, muitas vezes há que arrancá-las com os braços”

A Diretoria da Associação dos Docentes da universidade Federal de São Paulo -Unifesp, seção sindical (Adunifesp-SSind) vem por meio do presente comunicado reforçar o apoio incondicional ao movimento grevista dos Técnicos Administrativos em Educação (TAE) da Unifesp, e dos TAEs em nível nacional. Desde junho, quando divulgamos à comunidade uma moção de apoio à esse movimento, a Adunifesp-SSind entende que toda luta pelos direitos de toda e qualquer categoria da classe trabalhadora de nosso país é justa e merece respeito.

Além das pautas específicas relativas aos técnicos, como a jornada de 30 horas em setores em que isso seja amparado pela lei, cabe lembrar que muitas das reivindicações dessa categoria atendem a anseios de toda a comunidade Unifesp, tais como:

  • Contra os cortes no orçamento;
  • Pelo cumprimento das deliberações aprovadas no Congresso da UNIFESP;
  • Representação paritária entre técnicos administrativos, docentes e discentes nos conselhos centrais e congregações, eleitas por suas respectivas categorias;
  • Rever o projeto de expansão na universidade para que a sua implementação não seja precária;
  • Criar um fórum democrático de discussão para implementação de creches à comunidade universitária.

Esses e muitos outros pontos da pauta de greve dos TAEs convergem para uma universidade mais transparente e com condições mais adequadas de trabalho e de ensino que beneficiam docentes, técnicos e estudantes.

As conquistas nem sempre chegam com o verbo, muitas vezes há que arrancá-las com os braços. A defesa da educação pública e de qualidade precisa de nossos braços e de nossas ideias, capazes de promover uma verdadeira transformação positiva da sociedade brasileira.

Diretoria Adunifesp-Ssind
Gestão 2013-2015