Congresso da Unifesp – 2ªetapa (tarde do segundo dia)

cu5post09-12-14

Congresso da Unifesp (2ªetapa) – Tarde do segundo dia (09/12/2014)

Durante a tarde deste segundo dia da continuidade do Congresso foram discutidas, apreciadas e votadas as propostas para dois temas: Eleições Reitoria, Direção de Campus/Unidade Universitária, Chefia de Departamento (encerrado) e Sobre o Hospital Universitário (ainda em andamento).

No que diz respeito ao primeiro tema destacamos as seguintes votações em plenária: 1) foi aprovada a alteração no Art. 250 – os candidatos aos cargos de Reitor, Vice-Reitor, Diretor, Vice-Diretor Acadêmicos de campus, Diretor e Vice-Diretor de Unidade Universitária, deverão ser servidores (sem classificação), em atividade e pertencentes ao quadro permanente da Unifesp; 2) não foi aprovada a inclusão neste mesmo Art. 250 a inclusão da categoria discente para candidatar-se aos referidos cargos; 3) foi aprovado que o Reitor, Vice-Reitor e os Pró-Reitores integrarão chapa única; 4) foi aprovado que o Conselho de Departamento, será presidido por qualquer membro servidor do Conselho, eleito entre seus membros e homologado na Congregação e o mandato do Chefe de Departamento será de três anos, sem recondução; 5) não foi aprovado a substituição do cargo de reitor por um conselho gestor; 6) foi aprovado o fim do direito à reeleição de diretores acadêmicos.

Já dentro do segundo tema, Sobre o Hospital Universitário, as discussões e votações foram apenas iniciadas, apreciando somente o primeiro ponto, que colocamos em destaque: 1) foi aprovada a proposta do seguinte texto (já com as devidas e votadas alterações): “Instaurar um processo de discussão que leve à mudança da natureza jurídica privada do HSP-HU para a natureza pública, integrando-o efetivamente à rede de atenção do SUS; estudar e propor as possíveis modalidades organizativas e de gestão que permitam mudança, como, por exemplo: a federalização do Hospital”.

As discussões do último dia de continuação do Congresso serão a retomada do tema do Hospital Universitário, seguidas pelo tema Princípios e diretrizes gerais, e depois pela fusão de dois temas: Estrutura administrativa e funcional da universidade com o Sobre o Trabalho TAE na Unifesp, deixando por fim o tema da Educação à Distância.

Outra importante decisão foi a de garantir a eleição dos membros que irão compor o Grupo de Sistematização e Relatoria ao final do Congresso, que foi marcada ainda para a parte da manhã, as 11h30, do último dia. Participem! Acompanhem as discussões!