Andes-SN realiza 54º Conad no Paraná

A Universidade Tecnológica Federal do Paraná, em Curitiba, sediou em julho o 54º Conselho de Entidades do Andes-SN. As recentes propostas do governo para as universidades públicas foram o foco da discussão do fórum. Entre os principais temas, foram debatidos o Projeto de Lei (PL-92) que pretende transformar em Fundação de Direito Privado os hospitais universitários; o observatório do Reuni, iniciativa do Andes que pretende acompanhar a expansão precarizada da universidade pública; e ataques ao regime de dedicação exclusiva dos docentes. Além disso, foi discutida a proposta elaborada pela entidade para a carreira docente. A iniciativa defende que a progressão horizontal se dê somente por titulação, e não por critérios produtivistas, através da avaliação de desempenho, idéia que vem ganhando cada vez mais força entre governos e dirigentes de universidades.

Porém, uma das mais importantes polêmicas do encontro foi a participação ou não do Andes na Comissão Organizadora da Conferência Nacional de Educação, que será realizada em março de 2010. O Fórum deliberou que a entidade deve participar apenas como observadora, avaliando que tal espaço cumprirá um papel de legitimar as políticas educacionais do governo. Uma posição minoritária, defendida inclusive por docentes da Regional São Paulo, acreditava ser importante a contribuição do Andes na Conferência, inclusive como forma de disputar os rumos do movimento de educação.

Além do Conad, em julho o Andes também realizou em parceria com a Adunifesp, o 1º Encontro Nacional Sobre Saúde do Trabalhador. O evento vinha sendo preparado pelo Grupo de Trabalho sobre Seguridade Social e pela Regional São Paulo, e debateu temas como as condições de trabalho dos docentes, a atual política de atenção à saúde do servidor e a atividade do professor sob o impacto do produtivismo e da precarização. Entre os palestrantes participaram dois docentes da Unifesp, a Professora Maria de Fátima Queiroz, do curso de Fisioterapia do Campus Baixada Santista, e o Professor Francisco Lacaz, do curso de medicina do Campus São Paulo e diretor da Adunifesp.

(Com informações do site do Andes-SN)