Chamada para a continuidade do Congresso Unifesp

O Congresso Unifesp terá continuidade nos dias 8, 9 e 10 de dezembro e a Adunifesp-SSind ressalta, novamente, a importância desse momento para a universidade. O Congresso está investido de um caráter político para decidir os novos rumos da Universidade Federal de São Paulo. Já é uma vitória a paridade orientar a composição dos grupos de trabalho e a plenária, entretanto é preciso manter os esforços concentrados nessa segunda etapa para a força das decisões que serão tomadas nesses próximos dias e da fundamental importância da presença e participação dos delegados nessa continuidade. Serão votadas propostas de reformas do estatuto e regimento, uma celebração da autonomia universitária e da democracia, ao mesmo tempo em que mantemos a luta por melhores condições de trabalho para os docentes e técnicos e de estudo para os discentes ao colocar em debate a estrutura de poder dentro da universidade.

Grande parte das propostas e teses não dependem de instâncias exteriores à Unifesp, não será preciso aval do MEC ou do Governo Federal para serem aprovadas teses que tornem a universidade um espaço mais democrático e socialmente responsável. Esse poder estará garantido aos delegados ali presentes, representantes de todas as categorias da universidade.

A plenária do Congresso da Unifesp tem força frente ao Conselho Universitário, uma vez que suas decisões seguem ao CONSU com o poder da voz e o envolvimento de 100 delegados de cada categoria, legitimamente eleitos como representantes de propostas de transformação. Tal condição é algo que os conselheiros não poderão ignorar. As três categorias unidas têm grande força política!

Levando em consideração a importância deste momento e da presença dos delegados docentes, técnicos e discentes, a Adunifesp-SSind conclama aos colegas para que viabilizem aos delegados o direito de reposição de suas atividades (como deliberado na reunião do CONSU que aprovou a continuidade do Congresso). Este é um momento histórico para a Unifesp e a sua contribuição será valiosa para a plena representatividade das três categorias.

Saudações universitárias,

Diretoria Adunifesp-SSind