NOTA DE ESCLARECIMENTO: sobre o Congresso da Unifesp

Nota de esclarecimento sobre o Congresso da Unifesp

A Associação dos Docentes da Universidade de São Paulo (Adunifesp-Ssind) manifesta-se sobre a acusação de manipulação política dos delegados e da discussão no Congresso da Unifesp feita à instituição em meio a plenária final do evento.

Em primeiro lugar é preciso esclarecer que a Adunifesp-SSind não participou das atividades e nem estava representada institucionalmente no Congresso, como consta no artigo 5º do Regimento do Congresso apenas tiveram participação: a) Delegados(as) devidamente eleitos(as) e credenciados(as), com direito à voz e a voto; b) Membros da Comissão Organizadora do Congresso, sem direito a voto, para assessorarem o Congresso; c) Os(as) convidados(as) pela Comissão Organizadora, com direito à voz.

 

Ainda conforme o Regimento do Congresso a primeira categoria de participantes, os delegados, que formaram a maioria da plenária, foram eleitos em assembleias dos segmentos de forma paritária, 100 docentes, 100 técnicos e 100 discentes. Os delegados, respeitando a paridade, foram eleitos em diferentes instâncias da universidade (congregações, conselhos, assembleias de campi) e em assembleias organizadas pelo Conselho de Entidades, conforme consta no Regulamento do Congresso. Portanto, a Adunifesp-Ssind não convocou assembleias para eleição de docentes em sua representação, pois os delegados foram eleitos de acordo com teses e propostas apresentadas no período de preparação do congresso. Mas enquanto espaço institucional, representativo da categoria, a Adunifesp-Ssind contribuiu com a organização de assembleias chamadas pelo Conselho de Entidades, abertas aos três segmentos, conforme Regimento do Congresso e sempre com a presença de um membro da Comissão Organizadora do Congresso.

Em segundo lugar é preciso ressaltar a diferença entre estrutura, instituição Adunifesp-Ssind e os docentes que participam de sua diretoria. Estes docentes tem completa e irrestrita liberdade para atuação política na universidade e em qualquer outro espaço social, e de nenhuma maneira é representante individual imediato da instituição. Portanto, não é possível responsabilizar ou mesmo acusar a Associação de manipulação política através de um de seus membros, os docentes estavam participando do Congresso sem nenhuma representação da instituição.

Fica evidente que a acusação realizada durante o Congresso, direcionada a Associação dos Docentes da Universidade de São Paulo – Adunifesp-Ssind não possui nenhuma fundamentação e nem procedência, e não deve atingir uma associação que tem como exclusivo objetivo lutar por melhores condições de trabalho para a categoria docente.

Diretoria da Adunifesp-SSind