Luta contra privatização dos Hospitais Universitários tem semana crucial

A luta contra a privatização dos Hospitais Universitários Federais (HUs) por meio da Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh) ganhará mais um capítulo durante essa semana. Desta vez, processo avança na Universidade Federal de Santa Catarina (Ufsc), na Universidade Federal de Goiás (UFG) e na Universidade Federal Fluminense (UFF), instituições cujas reitorias querem aderir à Ebserh em um futuro próximo.

Na Ufsc, haverá reunião do Conselho Universitário na próxima quinta-feira (30), e na pauta consta a organização dos debates sobre a adesão. Mauro Titton, presidente da Seção Sindical do ANDES-SN na Ufsc, afirma que os docentes estão se articulando, em conjunto com os servidores técnico-administrativos e com os estudantes para defender a manutenção do HU público.

Já na UFG, a adesão à Ebserh está na pauta da reunião do Conselho Universitário do dia 14 de novembro. De acordo com Alexandre Aguiar dos Santos, 1° vice-presidente da Regional Planalto do ANDES-SN, as três categorias também estão se organizando para lutar contra a privatização do hospital, e tem reunião marcada para quinta-feira (30), na qual discutirão as medidas a serem tomadas.

Na UFF, ao contrário das outras duas universidades, a Ebserh não está na pauta do Conselho Universitário. Entretanto, a Associação dos Docentes da UFF (Aduff – Seção Sindical do ANDES-SN) está mobilizando a categoria para a luta contra a privatização. A Aduff convocou os docentes para participar da reunião de quarta-feira (29) do Conselho, pois, segundo presidente da entidade, Renata Vereza, a “Ebserh está sendo discutida em outras instâncias da UFF, e temos que nos antecipar à discussão para mostrar nossa posição”.

fonte: resumo do portal ANDES
Leia a matéria na íntegra: www.andes.org.br