Eleição de delegados ao congresso da Unifesp, mais uma construção coletiva

A Unifesp realizará nos dias 03, 04 e 05 de novembro seu primeiro congresso. Trata-se de um espaço privilegiado de discussão e aprovação de propostas para nossa universidade. A comunidade universitária foi chamada a produzir coletivamente teses para discussão no congresso. Foram inscritas 37 teses.

Agora é momento de eleição de delegados. Nas instâncias de eleição de delegados, os proponentes de teses devem apresentar suas propostas e a comunidade eleger delegados de acordo com as propostas apresentadas, independentemente do segmento e das instâncias universitárias.

A eleição de delegados para o Congresso da Unifesp está estreitamente vinculada à defesa de ideias e propostas contidas nas teses já apresentadas. Diferentemente dos hábitos acadêmicos em que pessoas representam seus campi, cargos, categorias ou instâncias, no Congresso não existem delegados “natos”, uma vez que professores, técnicos e estudantes se organizam em torno de concepções de universidade e suas formas de gestão.

A apresentação do candidato a delegado, seja em assembleia, conselhos ou congregações, é sobretudo a apresentação das propostas que ele ajudou a formular ou que veio a aderir. Portanto, não se trata da defesa de um lugar institucional, uma vez que a natureza desse tipo de congresso é trazer para o debate temas, como, por exemplo, as estruturas de poder e representação na universidade.