Entidades avançam na preparação do Encontro Nacional de Educação

Diversas entidades e movimentos sociais, inclusive o ANDES-SN e suas seções sindicais, estão construindo o Encontro Nacional de Educação que será realizado no Rio de Janeiro entre os dias 08 e 10 de agosto. O evento foi idealizado pelo Comitê Nacional da Campanha “10% do PIB para a Educação Pública, Já!” e é um contraponto à Conferência Nacional de Educação (Conae), inicialmente prevista para o início deste ano, mas adiada pelo governo para 19 a 23 de novembro.

O desafio desse encontro é confrontar o projeto educacional dominante, construindo uma proposta alternativa de educação para o país que preserve os princípios do Plano Nacional de Educação (PNE) da Sociedade Brasileira no método e no conteúdo, garantindo: a ampliação dos recursos para a educação pública; a universalização do direito ao conhecimento, à cultura e à ciência; e a valorização do professor.

Antecedendo o Encontro Nacional, as entidades dos movimentos sindical e social irão organizar eventos regionais para ampliar o debate em torno dos eixos principais já definidos: privatização e mercantilização da Educação das creches à pós-graduação; financiamento da educação pública; precarização das atividades dos trabalhadores da educação; acesso e permanência; passe livre e transporte público. Confira aqui o InformANDES especial sobre o Encontro Nacional de Educação.

Matéria produzida a partir de originais do ANDES-SN