Docentes do campus de Osasco da Unifesp reivindicam reenquadramento

Os docentes do campus de Osasco que ingressaram na Unifesp a partir de concursos realizados entre 26 de fevereiro e 14 de maio de 2013 foram enquadrados incorretamente na carreira e tiveram seu pedido de reenquadramento indeferido pela Pró-Reitoria de Administração da Instituição. Após ser procurado por docentes do campus, o professor Júlio Cesar Zorzenon, diretor da Adunifesp-SSind, desde março buscou tomar as providências cabíveis. Questionadas publicamente, a reitoria e a Secretaria de Gestão com Pessoas, responderam que tal situação deveria ser resolvida pela secretaria, hoje transformada em Pró-Reitoria de Gestão com Pessoas.

Após reiteradas tentativas, no dia 19 de maio ocorreu uma reunião entre a Adunifesp-SSind, representada pelo professor Júlio César, e a Pró-Reitora de Gestão com Pessoas, professora Rosemarie Andreazza. Ela admitiu o erro no enquadramento se comprometendo a elaborar e mandar para o Conselho Universitário (Consu) uma resolução que reenquadraria todos os envolvidos nesta situação, sem que fossem necessários pedidos individuais. Ela afirmou, ainda, que estudaria uma forma de pagar os valores retroativos, mas que isso seria mais demorado.

No dia 21 de maio, em reunião dos docentes de Osasco, o professor Júlio Cesar relatou o resultado da reunião com a Pró-Reitora e ficou decidido pelos docentes do campus que seria acompanhado o encaminhamento desta resolução ao Consu e que, por ocasião da Audiência Pública da reitoria no campus Osasco, seria reafirmada a necessidade de encaminhamento da resolução ao Consu.

Na Audiência Pública, ocorrida no dia 04 de junho, os professores colocaram o problema do enquadramento à reitora Soraya Smaili, reivindicando o cumprimento do compromisso para a solução do impasse. A reitora deu a mesma resposta da pró-reitora Rosemarie, de que encaminharia o mais rápido possível a resolução para reenquadramento dos professores ao Consu e que iria ver a forma de pagamento dos valores retroativos.

Esperava-se que na reunião do Consu de 11 de junho o assunto fosse encaminhado para apreciação, o que não ocorreu. Diante da demora, a Adunifesp-SSind reitera, mediante ofício encaminhado à presidência do Consu, com cópia para a Pró-Reitoria de Gestão com Pessoas, a necessidade de solução, em caráter prioritário, dessa demanda.