Gestão Expansão com Participação Democrática toma posse

“É com muito orgulho que assumimos a missão de dirigir a Associação dos Docentes da Universidade Federal de São Paulo”, assim iniciou seu discurso de posse a professora Maria José Fernandes, presidente da entidade pela gestão Expansão com Participação Democrática, para o Biênio 2009/2011. Em sua fala na cerimônia do dia 09 de junho, a docente do Departamento de Neurologia e Neurocirurgia do curso de Medicina se comprometeu em nome da nova diretoria a continuar “trilhando o mesmo caminho, trabalhando por uma Adunifesp cada vez mais organizada e representativa”.

A fala da nova presidente destacou a importância da Adunifesp na superação da atual crise da universidade, a partir de uma reforma democrática do estatuto; da reavaliação do processo de expansão, com garantia de qualidade educacional; e do enfrentamento e resolução das irregularidades apontadas pelos órgãos públicos de controle. “Queremos construir um diálogo com a direção da Unifesp, debatendo juntamente com as demais entidades, uma agenda de defesa da universidade pública, gratuita e de qualidade”, concluiu.

A professora Maria José foi precedida em seu discurso pelo presidente da Adunifesp no biênio 2007/2009, Vilmon de Freitas, que transmitiu a presidência e lembrou momentos importantes da gestão que findava. “Em episódios como a investigação dos cursos pagos e o uso irregular do cartão coorporativo, atuamos com seriedade e responsabilidade juntamente com as outras entidades”, afirmou o ex-presidente, que aproveitou a oportunidade para homenagear o professor Elisaldo Carlini, docente com uma vida inteira dedicada à Unifesp e, a partir daquela data, ex-diretor da associação.

O Reitor Walter Albertoni marcou presença na posse e se comprometeu a tocar uma agenda positiva para a Unifesp em conjunto com as entidades. “Eu gostaria de congratular a gestão que finda e desejar uma boa gestão à professora Maria José”, discursou. A solenidade de posse contou a presença e a intervenção de diversos docentes, chefes de departamentos, dirigentes da universidade, além de representantes das entidades da Unifesp – DCE, Sintunifesp e APG – e do Sindicato Nacional dos Docentes do Ensino Superior (Andes-SN). Após a cerimônia, um almoço foi oferecido na sede da entidade.