Desafios enfrentados pelas mulheres pautam Seminário do ANDES-SN em Recife (PE)

Sob o tema central “As novas configurações do mundo do trabalho e os desafios para as mulheres”, encontro será realizado dias 29 e 30 de novembro

“As novas configurações do mundo do trabalho e os desafios para as mulheres” é o tema central do II Seminário de Mulheres do ANDES-SN, que será realizado nesta sexta-feira e sábado (29 e 30) em Recife (PE), e busca promover a reflexão e compreensão sobre como a diferença de gênero incide no cotidiano da base do Sindicato Nacional para possibilitar um avanço na luta contra o machismo, dentro e fora da universidade, a partir da reflexão da realidade vivida pelas mulheres em uma sociedade capitalista. O evento é organizado em conjunto com a Associação dos Docentes da Universidade Federal Rural de Pernambuco (Aduferpe – SSind).

Condições de trabalho, aborto, violência e direito à decisão sobre o próprio corpo são alguns dos assuntos que pautarão as discussões. “As mulheres entraram no mercado de trabalho de maneira irreversível, no momento em que as condições de trabalho se precarizam e sem que houvesse criação de infraestrutura – creches, lavanderias coletivas, escola em tempo integral, entre outros – para que as mulheres, que até a década de 70 trabalhavam prioritariamente em casa, pudessem cumprir sua função no mercado de trabalho. As mulheres passaram a cumprir dupla jornada de trabalho – no espaço privado e no público”, contextualiza a 1ª vice-presidente da Regional São Paulo do ANDES-SN, Ana Maria Estevão, que acrescenta: “esta entrada massiva das mulheres no mercado de trabalho mudou inclusive toda a org anização familiar e a cultura patriarcal na qual o homem cuidava do mundo e a mulher da casa. A separação entre o espaço público para os homens e o espaço privado para as mulheres deixou de existir, mas as condições em que cada gênero ocupa este espaço são desiguais. O desafio é resolver estas desigualdades”.

O Seminário discutirá, entre outras questões, os vários tipos de violência pelas quais as mulheres são submetidas, e a possibilidade de o Congresso Nacional aprovar o Estatuto do Nascituro, que tira das mulheres o direito a abortar em caso de estupro e representa um retrocesso ao direito ao corpo, bandeira histórica das mulheres. Para a diretora do Sindicato nacional, os temas do Seminário são fundamentais para o ANDES-SN. “São questões em torno dos quais a sociedade brasileira está se organizando. Discuti-los é oferecer uma contribuição ao momento que vivemos”, ressalta.

A programação prevê a realização das mesas “Mulheres, trabalho docente e movimento sindical”, com a participação da presidente do ANDES-SN, Marinalva Oliveira, e da presidente da Aduff, Seção Sindical do ANDES-SN, Eblin Farage; “A exploração da força de trabalho da mulher e a dupla/tripla jornada de trabalho, com a presença da diretora do ANDES-SN, Irenilda Ângela dos Santos, e de Cleuza Maria Oliveira, da Federação Nacional das Trabalhadoras Domésticas (Fenatrad); e “Sexualidades, saúde sexual e reprodutiva”, com Jurema Werne ck, do Grupo Crioula/RJ e Yury Puello Orozco, do Católicas pelo Direito de Decidir. O encontro ainda terá intervenções culturais e uma exposição de fotos temáticas, com imagens fornecidas pelas Seções Sindicais do ANDES-SN.

O cartaz e o folder do II Seminário de Mulheres do ANDES-SN foram divulgados por meio da Circular nº 226/2013 (confira), enviada às Seções Sindicais e Secretarias Regionais nesta segunda-feira (4). O encontro foi convocado na Circular nº 188/2013 (confira), no dia 24 de setembro.

Confira aqui o folder com a programação

Fonte: ANDES-SN