Comissão da Verdade do ANDES-SN se reúne em Brasília

Grupo ressalta a importância do envolvimento e participação das Seções Sindicais para alcançar objetivos traçados no 32º Congresso do Sindicato Nacional

A Comissão da Verdade do ANDES-SN, que teve sua criação aprovada no 32º Congresso do Sindicato Nacional em março deste ano, e sua composição estabelecida no 58º Conad se reuniu, na última semana em Brasília, para preparar uma proposta apresentada ao Grupo de Trabalho História do Movimento Docente do ANDES-SN (GTHMD).

A participação e envolvimento das Seções Sindicais neste processo foram consideradas fundamentais pela Comissão da Verdade e representantes do GTHMD, presentes na reunião de 30 de agosto, sexta-feira, na sede do ANDES-SN. Desta forma, foram elaboradas algumas questões relacionadas às ações desenvolvidas pelas Seções no que diz respeito ao período da ditadura empresarial-militar (1964-1985), que devem ser respondidas e encaminhadas até o final deste mês, 30 de setembro, de acordo com a circular nº 156/2013, enviada pelo ANDES-SN às Seções Sindicais e Secretarias Regionais nesta segunda-feira (2) (confira aqui o documento).

A partir das respostas encaminhadas, a Comissão da Verdade do ANDES-SN detalhará o plano de trabalho a ser realizado. A Comissão reforça que as contribuições e envolvimento das Seções Sindicais são imprescindíveis para o alcance dos objetivos traçado no 32º Congresso do ANDES-SN.

Composição

A Comissão da Verdade, composta por três membros efetivos e três suplentes – sendo um da diretoria e dois eleitos no 58º Conad – é formada pelos diretores do ANDES-SN Márcio Antônio de Oliveira (titular) e Paulo Cambraia (suplente), e pelos professores Hélvio Mariano (titular), Edson Teixeira (titular), Elídio Alexandre Marques (suplente) e Antônio Lisboa (suplente).

Fonte: ANDES-SN