Adunifesp repudia violência na Baixada Santista

É com perplexidade, tristeza e revolta que recebemos a notícia do assassinato do funcionário de limpeza do campus Baixada Santista da Unifesp, Ricardo Ferreira Gama, na madrugada do último dia 02 de agosto, um dos mais lamentáveis episódios da história de nossa Instituição. A Adunifesp-SSind. solidariza-se com a família e os amigos de Ricardo, e, assim como a comunidade universitária, também espera que os responsáveis por essa violência, que se repete lamentavelmente na Baixada Santista, sejam punidos.

Ricardo foi executado com oito tiros por homens encapuzados perto de sua casa, nas proximidades prédio da Unifesp na rua Silva Jardim. Dois dias antes de sua morte, Ricardo estava fumando durante a sua hora de almoço em frente ao mesmo prédio, quando foi abordado por três policiais militares. O episódio foi presenciado por muitas pessoas da universidade, que testemunharam inclusive, agressões físicas e verbais sofridas por ele. Algumas pessoas tentaram intervir em favor de Ricardo, gravando parte do ocorrido, mas o funcionário acabou sendo levado no carro de polícia, cenas estas gravadas e divulgadas na internet. Algum tempo depois, ele voltou à Unifesp e afirmou que fora abordado pelos mesmos policiais, que o teriam coagido a não denunciar o caso. Na madrugada do dia seguinte, Ricardo foi executado.

É fundamental neste momento a manifestação de toda a Unifesp e a exigência de que a execução de Ricardo seja investigada e que os responsáveis sejam punidos. Juntamo-nos aos diversos posicionamentos da comunidade do campus da Baixada Santista, inclusive a manifestação pública da última sexta-feira (09), do DCE e do movimento estudantil da Unifesp, da reitoria de nossa Instituição e de diversas entidades, inclusive, do ANDES-SN. A pressão sobre as autoridades é muito importante e um caso desta gravidade não pode ficar impune. Esperamos que a morte de Ricardo não se transforme em mais uma das mortes violentas esquecidas e sem apuração.

Diretoria da Adunifesp-SSind. – Gestão 2013/2015