Adunifesp-SSind apoia nota do Conselho Universitário sobre o programa “Mais Médicos”

A Adunifesp-SSind solidariza-se com a posição tomada pelo Consu sobre o programa “Mais Médicos”, do Governo Federal. Em nota divulgada após a reunião do dia 10 de julho, o Consu exprimiu preocupação com o teor da proposta anunciada do programa já que “busca resolver a ampliação do acesso ao SUS, por meio de caminho que estreita a concepção de saúde respaldada pela Constituição”.

Em concordância com a nota do Consu, reiteramos que a Saúde requer, não apenas mais médicos, mas especialmente mais financiamento para a ampliação da rede serviços visando a prevenção, promoção e assistência; o que envolve desde saneamento básico até educação em saúde. Além disso, salientamos a necessidade e a importância do diálogo.

Defendemos que qualquer medida sobre o assunto deva ser tomada somente após amplo debate público que envolva toda a sociedade e, inclusive, com participação das Universidades Públicas.

Confira a íntegra do comunicado do Conselho Universitário da Unifesp:

NOTA DO CONSU SOBRE A PROPOSTA GOVERNAMENTAL MAIS MÉDICOS DE AMPLIAR ACESSO AO SUS
O Conselho Universitário da UNIFESP, em reunião ordinária de 10 de julho de 2013, vem a público trazer a preocupação com a proposta do Governo Federal, que busca resolver a ampliação do acesso ao SUS, por meio de caminho que estreita a concepção de saúde respaldada pela Constituição. A atenção Integral à Saúde requer condições de ampla rede de serviços para a prevenção, promoção e assistência, que vão muito além do aumento do número de médicos no país: desde o saneamento básico e educação básica – medidas intersetoriais essenciais para a saúde – bem como unidades básicas com equipes multiprofissionais completas, serviços de atenção ambulatorial e apoio diagnóstico, unidades socorristas e hospitalares.

O CONSU vem a público defender o acesso ao SUS, mas quaisquer medidas para garantir o direito à saúde devem resultar de um amplo debate público e que a universidade – instituição formadora – participe das soluções e não apenas tenha o papel de operadora de decisões já tomadas.

Profª Drª Soraya Soubhi Smaili
Reitora
Presidente do CONSU