Andes-SN realiza encontro da Regional São Paulo

O reflexo da crise econômica global na educação foi o tema do tradicional encontro da regional São Paulo do Sindicato Nacional dos Docentes do Ensino Superior (Andes-SN), realizado nos dias 03 e 04 de abril. O painel de abertura sobre a crise contou com a participação do Professor Plínio de Arruda Sampaio Jr. da Unicamp e com o sindicalista representante da Coordenação Nacional de Lutas (Conlutas), Atnágoras Lopes. O encontro também discutiu um plano de ação para 2009, a partir dos quatro eixos aprovados no 28º Congresso Nacional do Andes, realizado em fevereiro na cidade de Pelotas:

1 – Fortalecer a resistência frente à crise mundial, a criminalização dos movimentos sociais e os ataques aos trabalhadores.
2 – Lutar em defesa do ANDES-SN, da liberdade e da autonomia de organização dos trabalhadores e pelo resgate do registro sindical de nossa entidade.
3 – Lutar pela valorização do trabalho docente e contra toda forma de precarização.
4 – Reafirmar a defesa da universidade pública e o princípio da indissociabilidade entre ensino, pesquisa e extensão, que vem sendo atacado por programas governamentais como o Reuni.

(Com informações da Regional SP do Andes-SN)