32º Congresso do ANDES-SN no Rio: o segundo maior da história

congresso_andes_post15-03-2013

Faltavam poucos minutos para as 6h de domingo (10), quando a presidente do ANDES-SN, Marinalva Oliveira, declarou encerrado o 32º Congresso do ANDES-SN no Rio de Janeiro. Foram praticamente sete dias de intensas discussões, sejam nas plenárias ou nos grupos mistos de trabalho, das quais resultaram os eixos e estratégias de luta que irão orientar a atuação da entidade em 2013, nas mais diversas frentes.

Ao falar na plenária de encerramento, Marinalva agradeceu aos funcionários do Sindicato Nacional, das Seções Sindicais, da organização do evento e a todos os delegados e observadores que fizeram do encontro o segundo maior congresso da história do ANDES-SN em número de participantes e um dos mais marcantes do ponto de vista político. Estiveram representadas 71 seções sindicais, com a participação de 356 delegados, 111 observadores, 35 diretores e três convidados.

Antes do encerramento, Marina Barbosa, 1ª secretária do ANDES-SN, fez a leitura de mais de trinta moções apresentadas para apreciação dos delegados do 32º Congresso  e também da “Carta do Rio de Janeiro”, onde são destacadas, de forma sintética, as principais deliberações do 32º Congresso. Leia aqui a íntegra da carta.

O documento ressalta a legitimidade do evento, a partir da ampla participação de professores recém-ingressos no movimento, da homologação de novas seções sindicais. E, diante da previsão de um ano com fortes ofensivas da classe patronal e do próprio governo, a carta conclama a união de toda a categoria, especialmente em defesa da carreira, do caráter público e gratuito do ensino, bem como de melhores condições de trabalho.

O encerramento contou com a participação do delegado da Sedufsm, também diretor da seção sindical, professor Humberto Gabbi Zanatta, que leu um poema, composto por ele mesmo durante o Congresso, no qual fez um convite para todos irem a Santa Maria, em julho deste ano, ocasião em que a cidade sediará o 58º Conselho do ANDES-SN (Conad). Confira a íntegra do poema.

Fonte: Andes-SN