32º Congresso do ANDES-SN começa nesta segunda-feira (4), no Rio de Janeiro

Evento é o primeiro encontro nacional dos docentes desde as históricas greves de 2012

Professores de todo o país se reúnem no Rio de Janeiro, entre os dias 4 e 9 de março, para o 32º Congresso do Sindicato Nacional dos Docentes das Instituições Nacionais de Ensino Superior (ANDES-SN).  O evento acontece na Cidade Universitária da Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), campus do Fundão.

Com o tema “Sindicato Nacional na luta pelo projeto de educação e de condições de trabalho”, o congresso deve reunir mais de 500 participantes, entre delegados e observadores, e é o primeiro encontro nacional desde as históricas greves da categoria realizadas no ano passado.

Em 2012, docentes de diversas Universidades Estaduais e de quase todas as Instituições Federais de Ensino paralisaram suas atividades, reivindicando melhorias na carreira e nas condições de trabalho. A greve nas Federais, que mobilizou todo o país, durou 124 dias e foi a mais longa já realizada pela categoria.

“Este deve ser um congresso histórico, pois é a primeira oportunidade que teremos para nos reunir após a greve de 2012. Será o momento para avaliarmos como dar continuidade à grande mobilização construída no ano passado e definirmos quais serão nossas estratégias de enfrentamento em 2013 na defesa da Educação Pública de qualidade e dos direitos dos trabalhadores”, avalia Marinalva Oliveira, presidente do ANDES-SN.

O Congresso

Instância deliberativa máxima da categoria, o Congresso do ANDES é o espaço onde os docentes deliberam os planos de lutas e definem as estratégias de ação para o ano. Na pauta das plenárias deliberativas estão temas como a Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh), o Fundo de Previdência do Servidor Público (Funpresp), a continuidade da mobilização em defesa da estruturação da carreira docente nas Federais, autonomia e condições de trabalho nas Estaduais, questões relacionadas às políticas agrárias, de gênero, ambientais, de mobilidade urbana, acessibilidade, entre outros.

Este ano, a diretoria do Sindicato Nacional apresenta como centralidade da luta a ser aprovada apreciada e deliberada no Congresso a “Defesa do caráter público da educação, condições de trabalho, salário e carreira para os docentes, ampliando a organização da categoria no ANDES-SN e a unidade classista dos trabalhadores”.

Atividades paralelas

Durante os seis dias de congresso, os delegados e observadores participarão também de duas atividades paralelas ao evento. Na terça-feira (5), os professores integram a marcha em defesa da educação pública junto com diversos sindicatos e movimentos sociais. Os manifestantes se concentrarão às 16hs na Candelária e caminharão até a Cinelândia. Já na quinta-feira (7), será realizado um grande ato, a partir das 7h30, contra a Ebserh e em defesa da Saúde pública e da autonomia universitária, em frente ao Hospital Clementino Fraga Filho, da UFRJ/Campus do Fundão.

Cobertura do 32º Congresso

As deliberações do Congresso poderão ser acompanhadas através da cobertura no portal do ANDES-SN e também na página da entidade no Facebook. A plenária de abertura terá transmissão ao vivo e poderá ser acompanhada através do link: http://www.asaweb.com.br/player/8294/

Fonte: ANDES-SN