Unifesp comparece em peso à posse de nova reitora Soraya Smaili

foto-para-o-site

Uma belíssima cerimônia empossou a nova reitoria da Unifesp, que será comandada nos próximos quatro anos pelas docentes Soraya Smaili e Valéria Petri. A nova reitora é a primeira mulher e não médica a ocupar o cargo. A vitória da chapa Unifesp Plural e Democrática na consulta à comunidade do final do ano passado contou com uma participação recorde e expressou um forte sentimento de mudança na universidade. O resultado da consulta ainda foi homologado pelo Conselho Universitário e pela presidência da República.

A posse foi acompanhada presencialmente por cerca de quinhentas pessoas que lotaram o teatro Marcos Lindenberg, o maior da Instituição. Além disso, o evento foi transmitido em um telão do anfiteatro Jandira Masur e pela Intranet para que pessoas de outros campi pudessem acompanhar a posse. A cerimônia contou também com uma bonita apresentação do Coral da Unifesp que cantou o hino nacional e clássicos da Música Popular Brasileira.

O ato de posse também foi prestigiado por diversas autoridades. Estiveram presentes representantes das reitorias da UFABC e da UFSCar, da Andifes, do ANDES-SN e da Adusp-SSind. Compareceram também os deputados federais Ivan Valente e Walter Feldman, o deputado estadual Adriano Diogo e o vereador Gilberto Natalini. O governo federal foi representado pelo assessor especial da presidência, José Mauro Casemiro, e o governo estadual, pelo membro da Secretaria de Educação, João Carlos Ferrari. Além disso, foi lida uma mensagem do vice-presidente da República, Michel Temer, saudando a posse da nova reitoria da Unifesp.

Em seu discurso de conclusão de mandato, o agora ex-reitor Walter Albertoni agradeceu o trabalho  de sua equipe e dos demais servidores da universidade, e desejou sorte à nova gestão. “Foi uma honra ter sido reitor da Unifesp”, afirmou. Além disso, Albertoni reconheceu os esforços das prefeituras das cidades onde existem campi da Unifesp.

O docente Álvaro Atallah discursou representando o Conselho Universitário. Ressaltando os grandes desafios da próxima gestão, destacou a importância de consolidar o processo de expansão da Instituição, inclusive garantindo a instalação com qualidade da Unifesp na Zona Leste de São Paulo. Atallah destacou a trajetória da nova reitora, lembrando de sua história na universidade como acadêmica e dirigente da Adunifesp-SSind. e de sua participação em movimentos sociais, como sua intensa militância no Instituto de Cultura Árabe.

A reitora Soraya Smaili iniciou sua fala relembrando a construção de sua chapa à reitoria. “Há pouco mais de oito meses começamos a construir esse sonho quando um grupo de docentes, servidores e estudantes formaram o coletivo Unifesp Plural e Democrático que elaborou um programa e montou a chapa à reitoria”, afirmou. Ela ainda ressaltou a participação histórica da comunidade universitária na consulta e a votação significativa de sua chapa.

A nova reitoria distribuiu aos presentes uma carta aberta à comunidade universitária balizando como deverá ser a gestão após os primeiros cem dias. “As realizações dos próximos quatro anos estarão referenciadas pelo programa da nossa campanha, mas serão debatidas e construídas com toda a comunidade Unifesp a cada passo”, afirma o documento.

Entre os pontos destacados pela carta aberta à comunidade estão: a realização de uma reforma administrativa visando melhorar a qualidade dos serviços e a valorização dos servidores; a descentralização administrativa dos campi; a transparência da gestão; o aprimoramento da comunicação institucional; políticas para evitar a evasão de estudantes, servidores e docentes; e o fortalecimento da Secretaria de Relações Internacionais.

A reitora terminou sua fala fazendo uma série de agradecimentos. Dedicou aquele momento a seus pais e a seu companheiro Francisco Miraglia, destacando a ausência de seu pai na cerimônia, que aos 95 anos e enfermo no último mês, não pôde estar presente. Ela ainda fez um agradecimento especial a todos os docentes, servidores e estudantes que lutam cotidianamente por uma Unifesp de qualidade e reafirmou seu orgulho de fazer parte do departamento de Farmacologia da Instituição. Ao final, a nova reitora concedeu uma entrevista coletiva aos membros da imprensa presentes.