ANDES-SN mobiliza docentes de todo o país em apoio à comunidade de Santa Maria

A Seção Sindical da Universidade Federal de Santa Maria (Sedufsm) e a Secretaria Regional Rio Grande do Sul do ANDES-SN juntaram esforços com a Pró Reitoria de Assuntos Acadêmicos da UFSM com o objetivo de oferecer o apoio necessário à comunidade acadêmica da instituição, que retoma suas atividades na próxima segunda-feira (4), depois da tragédia que vitimou mais de 230 jovens e deixou mais de uma centena de feridos, muitos destes estudantes da UFSM.

O acontecimento abalou profundamente toda a comunidade acadêmica e preocupação das entidades agora é preparar docentes e técnicos-administrativos para a retomada da convivência na universidade e o acolhimento dos alunos, num momento de tanta tristeza e consternação.

“Estamos somando esforços nas ações da instituição com olho na comunidade em que estamos inseridos. Não sabemos como vai ser o primeiro contato. A partir de segunda-feira estamos programando uma série de atividades. Vivemos uma situação de comoção geral e a única certeza que temos é que o semestre não será o mesmo. Essa é uma situação nova e muito triste. Estamos juntando os cacos e os esforços com a universidade para que nos preparemos para lidar com o luto coletivamente. Vamos trabalhar num ambiente de muita tristeza”, explicou Rondon de Castro, presidente da Sedufsm e diretor do ANDES-SN.

O 1º vice-presidente da Secretaria Regional do RS do ANDES-SN e também docente na UFSM, Carlos Alberto Pires, contou que o sindicato se colocou à disposição da Pró Reitoria, sugerindo que eles coordenem todas as ações que vão ocorrer dentro da universidade, envolvendo os três segmentos da comunidade acadêmica: estudantes, docentes e técnicos-administrativos.

“Mobilizamos toda a secretaria regional e as seções sindicais mais próximas para contribuirmos no que for preciso no trabalho de assessoria à comunidade, o que vai ser de longo prazo”, acrescentou.

De acordo com Pires, a universidade informou dispor no momento de uma equipe suficiente para prestar a assistência necessária à comunidade acadêmica, mas a perspectiva é que mais profissionais sejam necessários para dar continuidade à assistência.

“Estamos realizando também, através da Sedufsm, o cadastramento de profissionais no estado do Rio Grande do Sul e de outros professores que possam vir à Santa Maria para dar continuidade ao trabalho de apoio psicológico e acolhimento. Precisaremos entender e aprender a conviver com a dor que estamos passando, trabalhar coletivamente para administrar essas perdas. Segundo os especialistas que conversamos, esse acolhimento vai ter que perdurar por meses, mantendo o mesmo nível no atendimento”, comentou.

O diretor da Regional RS do ANDES-SN disse que foi ventilada a ideia de adiamento da retomada das atividades na universidade, mas proposta não foi levada adiante. “”Estamos preparando a comunidade para acolher os estudantes e para a convivência nesse momento de tristeza. É difícil ter esse impacto, mas vamos ter que vivê-lo, seja agora ou daqui a seis meses. Precisamos estar assistidos com preparo técnico para viver esse momento delicado. Temos que enfrentá-lo e superá-lo coletivamente””, avaliou Pires.

Apoio nacional

A diretoria nacional do ANDES-SN enviou uma circular a todas as seções sindicais país e toda a categoria docente solicitando que “seja oferecido apoio “no duro enfrentamento de retomada de atividades. Uma das solicitações que nos chega da Seção Sindical dos Docentes da UFSM – SEDUFSM SSind. é de que são necessários psicólogos para ajudar nesse mister, pois que até o momento poucos estão cadastrados, e outros profissionais de áreas afins”.

Na carta, o Sindicato Nacional pede aos profissionais que encaminhem à Sedufsm, “diretamente ou por intermédio de sua seção sindical, as suas disponibilidades conforme solicitado ou outras que possam oferecer, “reforçando a nossa solidariedade humana e de classe e contribuindo para fortalecer os laços de união com todos que fazem a luta na universidade brasileira”.

“Temos certeza de que os companheiros e companheiras de Santa Maria não estão sozinhos. No aguardo de sua resposta positiva, firmamo-nos com nossas cordiais saudações sindicais e universitárias”, finaliza o texto.

Leia aqui a íntegra da circular.

Fonte: ANDES-SN