Assembleia Adunifesp: Eleitos os Delegados para o Congresso do ANDES-SN

No dia 10 de dezembro de 2018 foi realizada a Assembleia Geral dos Docentes da Unifesp (Adunifesp-Ssind) pautando: a eleição de delegados para o Congresso do ANDES-SN: contribuições de teses para o Congresso; e autorização da categoria pra buscar outras formas de recolhimento da contribuição sindical caso o desconto em folha seja suspenso pelo Ministério do Planejamento. Os docentes presentes decidiram por unanimidade indicar Alberto Handfas, Eliane Souza Cruz e Fábio Venturini como delegados e Marcos Ferreira de Paula e Janes Jorge como suplentes. Também acordaram enviar duas teses ao Congresso: 1) pela reestruturação de eventos organizativos da categoria; 2) gestão e federalização dos Hospitais Universitários. Ainda foi aprovado por unanimidade que caso haja algum problema que acarrete bloquei no desconto em folha o recolhimento da contribuição sindical será realizado por outros meios.

Continuar lendo “Assembleia Adunifesp: Eleitos os Delegados para o Congresso do ANDES-SN”

Fundamentação Jurídica para proteção docente (parte 02)

Dando sequência ao trabalho de aprofundar o tema da defesa do docente e da universidade a partir de uma breve sistematização dos fundamentos jurídicos para sua proteção (acesse aqui a parte 01), destacamos alguns artigos da Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional. Lembrando que já compilamos uma série de materiais (cartilhas, pareceres e recomendações jurídicas, etc.) sobre como lidar com as ameaças e ataques à liberdade de cátedra nas escolas e universidades (Acesse aqui). E também reforçamos mais um canal de diálogo, denúncia, dúvidas e sugestões: “Fale Conosco” (acesse aqui).

Continuar lendo “Fundamentação Jurídica para proteção docente (parte 02)”

10/12 – Assembleia Geral dos Docentes da Unifesp

Na próxima segunda-feira, dia 10 de dezembro de 2018 às 12h na sede da Adunifesp-SSind (R. Napoleão de Barros, nº 841), realizaremos a Assembleia Geral dos Docentes da Unifesp com a seguinte pauta: Eleição dos delegados para Congresso do ANDES-SN em Janeiro; Contribuições de tese ao Congresso do Andes; Autorização da categoria para recolher contribuição por outros meios que não o desconto em folha. Contamos … Continuar lendo 10/12 – Assembleia Geral dos Docentes da Unifesp

Fundamentação Jurídica para proteção docente (parte 01)

Neste momento de instabilidade política e jurídica a Associação dos Docentes da Unifesp (Adunifesp-SSind) tem se preparado para acolher os docentes e melhor auxiliá-los para na resistência e superação de mais essa ameaça à universidade pública. Num primeiro momento compilamos uma série de materiais (cartilhas, pareceres e recomendações jurídicas, etc.) sobre como lidar com as ameaças e ataques à liberdade de cátedra nas escolas e universidades (Acesse aqui). E também reforçamos mais um canal de diálogo, denúncia, dúvidas e sugestões: “Fale Conosco” (acesse aqui).

Dando sequência ao trabalho buscaremos aprofundar o tema da defesa do docente e da universidade a partir de uma breve sistematização dos fundamentos jurídicos para sua proteção. A ideia é provocar discussões públicas sobre o tema a partir de recortes e elementos organizados publicados regularmente pela entidade. O primeiro passo é conhecer a fundamentação jurídica de sua proteção.

Continuar lendo “Fundamentação Jurídica para proteção docente (parte 01)”