Arquivo mensais:junho 2016

NOTA DE SOLIDARIEDADE DA ADUNIFESP AOS PROFESSORES MEXICANOS

O mundo está em convulsão. As forças mais obscuras se levantam em todo o mundo em nome da intolerância, do pensamento único e da tecnicidade do mercado acima de qualquer direito humano e encontram a disposição de luta e de resistência por parte dos trabalhadores, principalmente aqueles que defendem direitos imprescindíveis, como a liberdade de pensamento, da produção científica, da autodeterminação dos povos e da educação autônoma. Professores de todos os níveis de ensino foram identificados internacionalmente pelas forças do mercado como a maior resistência ao pensamento único e vêm sendo submetidos a violências físicas, psicológicas e institucionais.

No México, ao defenderem o direito a uma educação pública e gratuita, contra a privatização do ensino naquele país, professores reunidos pela Coordinadora Nacional de Trabajadores de la Educación foram atacados em Oaxaca, na última semana, com armas de fogo por forças policiais mexicanas, resultando na morte de cinco docentes e um jornalista.

A Associação dos Docentes da Universidade Federal de São Paulo repudia as ações tanto de violência quanto de privatização praticadas em nome do povo mexicano e declara solidariedade e apoio aos seus professores na luta por uma educação pública, gratuita, plural e que privilegie tanto a autonomia do sujeito quanto dos povos.

Diadema, Guarulhos, Osasco, Santos, São José dos Campos e São Paulo, 24 de junho de 2016

Diretoria da Adunifesp

ATO EM DEFESA DA EDUCAÇÃO, SAÚDE E PESQUISA CIENTÍFICA

aarte_ato-pagina001post28-06-16

Professores (as), estudantes, pesquisadores (as), integrantes de movimentos sociais e de associações, preocupados com o futuro do Brasil e de São Paulo, convidam todos a participarem do Ato em Defesa da Educação, da Saúde e da Pesquisa Científica, que enfrentam um momento de grande dificuldade em razão da falta de recursos e de mudanças institucionais que vem ocorrendo de forma rápida e sem qualquer consulta ampla e democrática. O SUS, o sistema público de universidades federais e estaduais, as instituições de pesquisa e de fomento à pesquisa são essenciais à construção da democracia no Brasil e é preciso reafirmar essa importância constantemente, mais ainda em um momento de grave crise como a que o Brasil e São Paulo atravessam.

Contamos com a participação de todos vocês!

Arthur Chioro (Unifesp, ex-ministro da Saúde)
Daniel Vazquez (Unifesp)
Eduardo Januário (Usp)
Eliane de Souza Cruz (Associação dos docentes da Unifesp – Adunifesp-Ssind)
Fred Lima (União dos Movimentos da Saúde)
Janes Jorge (Unifesp)
Josianne Francia Cerasoli (Associação Nacional de História – ANPUH/SP)
Julia Cabral Cardoso (Unisantos/UJS)
Kelly Rodrigues Gonçalves (COFE – Rede Coletivo Federal)
Magali Silvestre (Associação Nacional Pós-graduação e Pesquisa em Educação / ANPED)
Soraya Smaili (Reitora da Unifesp)

NOTA SOBRE A ASSEMBLEIA GERAL DOS DOCENTES DA UNIFESP DE 27/06/16

A Assembleia Geral dos Docentes da Unifesp que ocorreu no dia 27 de junho de 2016 contou com a presença de 18 docentes e tratou de três pontos de pauta: 1) CONAD; 2) Novos membros da Diretoria da Adunifesp; 3) Conjuntura política e mobilização: encaminhamentos da Assembleia Comunitária do dia 17/06.

Com relação ao primeiro ponto de pauta a Assembleia aprovou apenas com uma abstenção a indicação do prof. Fábio César Venturini, como representante da Adunifesp para o CONAD – 2016 do ANDES-SN que será realizado entre os dias 30 de junho a 3 de julho na cidade de Boa Vista – Roraima.

Sobre o segundo ponto a Assembleia aprovou apenas com uma abstenção a incorporação à diretoria da Adunifesp dos docentes: Fábio César Venturini como diretor de comunicação; Eliane de Souza Cruzo como representante do campus Diadema e Clélia Bertoncini como representante do campus São Paulo. A pedido dos docentes reunidos em assembleia ficou aprovado por unanimidade  pautar na próxima Assembleia Geral a situação financeira da Adunifesp.

A partir do terceiro ponto de pauta a assembleia deliberou por consenso os seguintes pontos: a) Propor uma audiência publica com a Reitoria para explicação/esclarecimentos detalhados sobre a situação financeira da Universidade no próximo período; b) Apoiar e participar do Ato da Frente Parlamentar em defesa da Universidade Pública do dia 30 de junho na Assembleia Legislativa; c) Apoiar a paralisação que está sendo encaminhada pelo campus da Baixada Santista também no dia 30 de junho; d) Pautar na próxima Assembleia Geral a questão da Consulta Paritária e a participação da Adunifesp no processo; e) Reafirmar a posição pelo Fora Temer qualificada pela pauta política contra a nova PEC que congela por 20 ano as verbas para educação.

Diretoria Adunifesp-SSind

NOVA CONVOCAÇÃO PARA ASSEMBLEIA GERAL DOS DOCENTES DA UNIFESP (PAUTA AMPLIADA)

divulgacao_ag20-06-pagina001post24-06-16

Prezados professores,

 

a Diretoria da Adunifesp-Ssind reforça a convocação de toda a categoria para a Assembleia Geral dos Docentes da Unifesp que será realizada em 27 de junho de 2016, às 11h30 no Anf. Jandira Masur (R. Botucatu, 862) com a seguinte pauta (ampliada):

 

I. CONAD;

II. Novos membros da diretoria da Adunifesp;

III. Conjuntura política e mobilização: encaminhamentos da AG comunitária e esclarecimentos sobre o Reajuste Salarial.

 

Tendo em vista a atual conjuntura política e a ampliação dos cortes orçamentários às IFES pedimos
aos docentes que tragam dados e relatos de problemas e/ou dificuldades
enfrentados em seus campi no que diz respeito às condições de trabalho,
para subsidiar as discussões.

 

Saudações sindicais.

Adunifesp-SSind

ASSEMBLEIA GERAL DOS DOCENTES DA UNIFESP 27/06

divulgacao_ag27-06post21-06-16

Prezados professores,

a Diretoria da Adunifesp-Ssind convoca toda a categoria para a Assembleia Geral dos Docentes da Unifesp que será realizada em 27 de junho de 2016, às 11h30 no Anf. Jandira Masur (R. Botucatu, 862) com a seguinte pauta:

I. CONAD;

II. Novos membros da diretoria da Adunifesp;

III. Conjuntura política e mobilização: encaminhamentos da AG comunitária.

Tendo em vista a atual conjuntura política e a ampliação dos cortes orçamentários às IFES pedimos aos docentes que tragam dados e relatos de problemas e/ou dificuldades enfrentados em seus campi no que diz respeito às condições de trabalho, para subsidiar as discussões.

Saudações sindicais.

Adunifesp-SSind

Assembleia Comunitária: Paridade e Democracia na Unifesp

divulgacao_-_democracia_e_paridade_na_unifesppost14-06-16

Caros amigos,

O Conselho de Entidades da Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP) convoca as três categorias que compõem a universidade – professores, funcionários técnico-administrativos e alunos – para a Assembleia Comunitária que terá como pauta o tema “Paridade e democracia na UNIFESP”, bem como a defesa da universidade frente aos cortes orçamentários em curso.

A atividade ocorrerá no próximo dia 17 de junho, sexta-feira, às 19h, no Anfiteatro Jandira Masur (Edifício Costabille Galucci, Rua Botucatu, 862, Vila Clementino, São Paulo).

Compõem o Conselho de Entidades a Associação dos Docentes da UNIFESP (Adunifesp-SSind), o Sindicato dos Trabalhadores da UNIFESP (Sintunifesp), a Associação dos Residentes Multiprofissionais da UNIFESP (Aremulti), a Associação dos Pós-graduandos da Unifesp (APG) e diretórios acadêmicos de diversos campi da universidade.

Saudações sindicais!

Adunifesp
Gestão 2015-2017