Arquivo diários:8 de dezembro de 2014

Congresso da Unifesp – 2ªetapa (tarde do primeiro dia)

cu308-12-14

Congresso da Unifesp (segunda etapa) – Tarde do primeiro dia – 08/12/2014    

Enquanto a manhã do primeiro dia foi marcada pelas alterações do Regimento do Congresso, durante a tarde foram iniciadas as discussões e votações das teses e propostas apreciadas nos Grupos de Trabalho durante a primeira etapa.

Respeitando a votação da primeira etapa do Congresso as discussões foram retomadas a partir do Subtema 3 – Reformas do Estatuto e do Regimento: estruturas de poder e representatividade. A Comissão Organizadora junto à Mesa Diretora organizaram e apresentaram as propostas discutidas e aprovadas nos Grupos de Trabalho, dentro do subtema 3, por novos temas; e o primeiro, que tomou toda a tarde deste dia foi a Paridade entre segmentos nos Conselhos.

Foram muitos pontos discutidos, apreciados e votados em plenária, que serão sistematizados ao final do Congresso e tornados público a toda a comunidade universitária. Gostaríamos de ressaltar alguma importantes decisões, entre elas: 1) com relação à tese 11 foi aprovada em plenária (por contraste) que todas as instâncias deliberativas da Unifesp devem ser paritárias; 2) com relação à tese 12, dentro do mesmo tema, foi aprovado em plenária (por contraste) a eleição direta e paritária entre as categorias da Comunidade Universitária para Órgãos Centrais e demais Órgãos Colegiados da Unifesp; ainda em relação à tese 12, de forma complementare, foi aprovado em plenária (por contraste) que O CONSU e demais colegiados serão constituídos por membros natos e eleitos. Membros natos não terão direito a voto, somente se eleitos pelos pares para a específica representação no CONSU, membros eleitos terão direito a voz e voto com respeito à paridade entre categorias docente, discente e TAE.

As discussões e decisões deste tema e subtema avançam por todo o dia de amanhã, por isso é de fundamental importância da presença dos delegados eleitos, aqueles que já presentes no primeiro dia e também daqueles que não puderam comparecer. O Congresso da Unifesp, para discutir os rumos da universidade continua! Participe!

Congresso da Unifesp – 2ªetapa

congresso_unifesp208-12-14

Congresso da Unifesp (segunda etapa) – Manhã do Primeiro dia – 08/12/2014

A manhã do primeiro dia da segunda etapa do Congresso da Unifesp foi marcada pela revisão do novo regimento elaborado a partir da primeira etapa.

A primeira grande mudança acatada pela plenária foi a nova composição da Mesa Diretora, ainda com 9 membros seguindo a paridade entre as categorias, mas com 5 membros eleitos na primeira etapa do Congresso e 4 membros da Comissão Organizadora do Congresso (os membros delegados com direito a voz e voto e os membros da comissão somente à voz);

E a segunda mudança apreciada pela plenária foi sobre as atribuições do Congresso, na formação do Grupo de Trabalho para sistematização e encaminhamento das discussões ao CONSU. A plenária votou a favor de que esse grupo atenda todos os temas discutidos e votados e que sua composição tenha 15 membros, eleitos de forma paritária, por segmento (deixou-se em suspenso maiores discussões sobre a eleição do grupo, como por exemplo o regime de votação entre os segmentos para manter a proporcionalidade dos grupos, para o final do Congresso, na quarta feira dia 10/12);

Outros dois pontos foram apreciados, discutidos e votados, mas nã foram aprovadas mudanças, mantendo assim a redação original do regimento nesta segunda etapa: primeiro pela manutenção de um quórum mínimo de 50%+1, passados 30 minutos de 30% de delegados presentes (independente de sua categoria); e segundo pela manutenção de três dias de plenária (e não pela volta aos grupos de trabalho).

Apesar da menor participação dos delegados nesta segunda etapa de Congresso  a expectativa é positiva pelo andamento das discussões e votações a serem encaminhadas ao CONSU, por uma universidade mais democrática!