Arquivo diários:11 de novembro de 2014

NOTA DE ESCLARECIMENTO: sobre o Congresso da Unifesp

Nota de esclarecimento sobre o Congresso da Unifesp

A Associação dos Docentes da Universidade de São Paulo (Adunifesp-Ssind) manifesta-se sobre a acusação de manipulação política dos delegados e da discussão no Congresso da Unifesp feita à instituição em meio a plenária final do evento.

Em primeiro lugar é preciso esclarecer que a Adunifesp-SSind não participou das atividades e nem estava representada institucionalmente no Congresso, como consta no artigo 5º do Regimento do Congresso apenas tiveram participação: a) Delegados(as) devidamente eleitos(as) e credenciados(as), com direito à voz e a voto; b) Membros da Comissão Organizadora do Congresso, sem direito a voto, para assessorarem o Congresso; c) Os(as) convidados(as) pela Comissão Organizadora, com direito à voz.

 

Ainda conforme o Regimento do Congresso a primeira categoria de participantes, os delegados, que formaram a maioria da plenária, foram eleitos em assembleias dos segmentos de forma paritária, 100 docentes, 100 técnicos e 100 discentes. Os delegados, respeitando a paridade, foram eleitos em diferentes instâncias da universidade (congregações, conselhos, assembleias de campi) e em assembleias organizadas pelo Conselho de Entidades, conforme consta no Regulamento do Congresso. Portanto, a Adunifesp-Ssind não convocou assembleias para eleição de docentes em sua representação, pois os delegados foram eleitos de acordo com teses e propostas apresentadas no período de preparação do congresso. Mas enquanto espaço institucional, representativo da categoria, a Adunifesp-Ssind contribuiu com a organização de assembleias chamadas pelo Conselho de Entidades, abertas aos três segmentos, conforme Regimento do Congresso e sempre com a presença de um membro da Comissão Organizadora do Congresso.

Em segundo lugar é preciso ressaltar a diferença entre estrutura, instituição Adunifesp-Ssind e os docentes que participam de sua diretoria. Estes docentes tem completa e irrestrita liberdade para atuação política na universidade e em qualquer outro espaço social, e de nenhuma maneira é representante individual imediato da instituição. Portanto, não é possível responsabilizar ou mesmo acusar a Associação de manipulação política através de um de seus membros, os docentes estavam participando do Congresso sem nenhuma representação da instituição.

Fica evidente que a acusação realizada durante o Congresso, direcionada a Associação dos Docentes da Universidade de São Paulo – Adunifesp-Ssind não possui nenhuma fundamentação e nem procedência, e não deve atingir uma associação que tem como exclusivo objetivo lutar por melhores condições de trabalho para a categoria docente.

Diretoria da Adunifesp-SSind

Relatório do Congresso da Unifesp (Adunifesp-SSind)

relatorio_congresso_adpost11-11-14

Caros colegas docentes, amanhã termos reunião do CONSU em que dentre outras pautas será discutida e votada a continuidade do Congresso da Unifesp. Cientes de sua importância para a universidade e a favor de sua continuidade publicamos um relatório retomando as teses e propostas discutidas e votadas nos Grupos de Trabalho do Congresso, um espaço de discussão muito elogiado pela maioria dos delegados, de todas as categorias, que não deve ser perdido, mas sim considerado como um novo ponto de partida para a retomada dos trabalhos.

Acesse aqui mesmo no nosso site nas Publicações/Relatórios ou neste link:

http://issuu.com/adunifesp/docs/relat__rio_congresso_unifesp