Arquivo diários:25 de agosto de 2014

Comissão da Verdade na Unifesp

Um dos grandes desafios de uma Comissão da Verdade consiste em transformar seus resultados em ações de reparação ou de esclarecimento das responsabilidades diante de violações dos direitos humanos ocorridos no país durante a Ditadura Civil-Militar e não apenas relembrar, mediante depoimentos, fatos que podem ser até pitorescos, apesar de graves.

Assim, além de promover o resgate da memória e homenagear as vítimas das violações do chamado período de chumbo vivido no país após o golpe de 1964, tais comissões podem e devem identificar dentre os membros da comunidade universitária aqueles que participaram das violações. A pergunta que fica é: qual tem sido o caráter e o escopo da Comissão da Verdade na Unifesp? Seus trabalhos têm a abrangência e, sobretudo, a coragem necessária para trazer à tona tais revelações e os encaminhamentos que demandam e exigem?

Sabemos também que há uma espécie de onda sendo seguida na instauração dessas necessárias comissões, pois, se por um lado parecem preencher uma demanda antiga de ajuste de contas com o passado, por outro correm o risco de resvalar no fisiologismo político que tem minado muito das clássicas boas intenções na luta pelo resgate da memória e dos direitos daqueles que foram perseguidos e vilipendiados pela Ditadura Civil-Militar.

Diretoria da Adunifesp-SSind – Gestão 2013-2015

Congresso da Unifesp recebe teses até 30/08. Evento acontece em novembro

A data final para o recebimento de teses para o Congresso da Unifesp foi prorrogada para o dia 30/08. O Congresso da Unifesp será realizado nos dias 03, 04 e 05 de novembro de 2014 e a participação será paritária, com cem representantes eleitos (delegados) de cada uma das três categorias – docentes, servidores técnico-administrativos e estudantes – da comunidade universitária. Os delegados representarão teses e/ou propostas elaboradas por suas bases de apoio. Para saber o número de delegados de cada categoria e de cada instância clique aqui.

O envio das teses deve ser feito através do e-mail congressounifesp@unifesp.br. É importante salientar que as teses precisam do apoio de pelo menos 30 membros da comunidade universitária para serem discutidas no encontro. Para dar o seu apoio a uma tese/proposta, entre em contato com a(s) pessoa(s) responsável(is) pela organização da mesma, e forneça:
-Seu nome completo e o seu número SIAPE (se você for técnico ou docente) ou;
-Seu nome completo e o seu número de matrícula Unifesp (se estudante).

O Congresso da Unifesp tem caráter institucional e, por isso, permitirá colocar em pauta, compreender, discutir e elaborar propostas de reforma do Estatuto e do Regimento da universidade pensando nos desafios do presente e do futuro. O tema do Congresso é “20 anos de Unifesp: autonomia, democracia e sociedade”. Os subtemas propostos como ancoragem para organizar as discussões são:
A) Concepção do projeto político acadêmico da Unifesp: seu papel sócio-econômico-ambiental.
B) Consolidação da Unifesp: financiamento da universidade pública.
C) Reformas do Estatuto e do Regimento: estruturas de poder, representatividade e autonomia.

Assessoria Jurídica ajuizou três importantes ações coletivas em agosto

Nos primeiros dias de agosto a Assessoria Jurídica da Adunifesp protocolizou três importantes ações que reivindicam direitos dos docentes: a devolução da contribuição previdenciária incidida sobre o abono de férias no período de agosto de 2009 a fevereiro de 2012; a suspensão de imposto de renda sobre abono de férias e devolução de retroativos; e o pagamento de adicional de insalubridade aos docentes a contar da instauração das condições de trabalho insalubre. Em função da complexidade do tema, uma quarta ação em relação a aproveitamento de tempo de serviço realizado em outra IFE, para fins de progressão na carreira, ainda não foi ajuizada, mas o será em breve.

Mais informações podem ser consultadas em matéria publicada aqui ou diretamente com a Assessoria Jurídica da Adunifesp, que continuará informando seus associados sobre qualquer novidade dos processos. Toda primeira terça-feira do mês, das 9 às 12 horas, a assessoria realiza um plantão na sede da entidade. Agende sua consulta pelo e-mail secretaria@adunifesp.com.br ou pelos telefones 5549 2501 ou 5572 1776.