Arquivo mensais:maio 2011

Posse da nova Diretoria da Adunifesp será na próxima sexta (03)

A solenidade de posse da diretoria da Adunifesp eleita para o biênio 2011/2013 acontecerá na próxima sexta-feira, 03 de junho. A gestão será presidida pela docente Virgínia Junqueira, do Campus da Baixada Santista, e conta com outros 13 diretores. O evento ocorre no Anfiteatro Leitão da Cunha, na Rua Botucatu, 740, São Paulo, às 11 horas e 30 minutos. Após a cerimônia será servido um coquetel de confraternização na atual sede da entidade, na Rua Napoleão de Barros, 837/841, a partir das 13 horas. Participe!

ANDES debate com reitores projeto de Carreira do Professor Federal

A Associação dos Dirigentes das Instituições Federais de Ensino Superior (Andifes) poderá somar esforços com o ANDES-SN para assegurar uma carreira que valorize o professor e ajude na construção da universidade pública. O projeto de Carreira do Professor Federal do Sindicato Nacional docente entrou na pauta, recebeu alguns questionamentos pontuais e obteve manifestações públicas de apoio de reitores que participavam da Reunião Anual da Andifes, no dia 19 de maio, em Florianópolis, quando o projeto foi apresentado à plenária pela presidente do ANDES-SN, Marina Barbosa Pinto, e pelo 1º vice-presidente, Luiz Henrique Schuch.

Os diretores do ANDES-SN demonstraram que o projeto de Carreira da entidade foi construído a partir do debate feito pela base do movimento e aprovado durante 30º Congresso do ANDES-SN, realizado em Uberlândia (MG), de 14 a 21 de fevereiro. Se baseia no PURCRCE e resguarda os direitos fundamentais previstos na Constituição de 1988, relacionados à questão da autonomia universitária e a indissociabilidade entre ensino, pesquisa e extensão.

Marina e Schuch esclareceram também que o projeto se estrutura com base na carreira única, simples e estável, composta de 13 níveis. O piso salarial gerador da tabela é o salário mínimo calculado pelo Dieese. O ingresso se dá unicamente via concurso público, para cargo único, dentro do Regime Jurídico Únicos dos servidores federais. O desenvolvimento na carreira valoriza de forma equilibrada a experiência acadêmica e a titulação, sendo a Dedicação Exclusiva o regime preferencial de trabalho.
Após responderem diversas perguntas, os diretores encerraram sua participação no Encontro da Andifes ressaltando que há claros sinais de que o governo se encontra constrangido com o visível tratamento discriminatório destinado aos professores federais. “O risco que corremos é que a reestruturação da carreira sirva para que o governo nos retire ainda mais direitos”, alertou a presidente do ANDES-SN. Luiz Henrique Schuch conclui que o desafio, agora, é mobilizar as instituições de ensino superior e ampliar as alianças políticas para pressionar o governo a estabelecer, de fato, um processo de negociação. (Fonte: www.andes.org.br)

Chapa única é eleita com 89,30% dos votos para gestão 2011/2013 da Adunifesp

A Comissão Eleitoral divulgou na última quinta-feira os resultados do processo de escolha da diretoria 2011/2013 da Adunifesp. A chapa-única “Autonomia, Democracia, Qualidade e Comprometimento na Diversidade dos Saberes” foi eleita com 89,30% ou 151 dos 169 docentes votantes. Outros nove associados votaram em branco e nove anularam. A posse da chapa presidida pela docente Virgínia Junqueira, do Campus da Baixada Santista, deve acontecer no dia 03 de junho.

Na quarta-feira, 18 de maio, uma assembleia aprovou a prestação de contas da gestão que se encerra, apresentada pela atual Tesoureira Geral, Zelita Guedes, e debateu o futuro da sede da Adunifesp. O atual imóvel que abriga a entidade será devolvido para a universidade nas próximas semanas e demolido para a construção do Prédio de Pesquisas III. A Diretoria da Associação já se reuniu com a Reitoria e a Diretoria do Campus de São Paulo e agora aguarda uma resposta sobre um possível novo local.

Projeto Univercine apresenta filme de José Mojica Marins, o Zé do Caixão

A sessão de maio do Projeto Univercine acontece neste sábado (21), às 14 e 30, e exibe o filme O Despertar da Besta, clássico do cineasta brasileiro José Mojica Marins, o Zé do Caixão. Após a projeção será realizado um debate com os professores Marina Soler Jorge, do curso de História da Arte, e Bruno Konder Comparato, do de Ciências Sociais da Unifesp. A mediação ficará por conta do professor Mauro Rovai.

Desde 2010, uma parceria firmada entre a Unifesp e a Cinemateca realiza sessões educativas acadêmico-culturais voltadas para a formação de público e à discussão dos principais temas relativos às ciências humanas. A Cinemateca fica no Largo Senador Raul Cardoso, 207, entre a Avenida Sena Madureira e o Metrô Vila Mariana. Mais informações pelo telefone (11) 3512-6111 (ramal 215) ou pelo e-mail contato@cinemateca.org.br. A atividade é gratuita e a classificação indicativa desta sessão é 18 anos.

FICHA TÉCNICA E SINOPSE:
O Despertar da Besta, de José Mojica Marins
São Paulo, 1969, 35mm, pb, 91’
José Mojica Marins, Sérgio Hingst, Ozualdo Candeias, Andréa Bryan
Médico especializado em fenômenos paranormais publica livro sobre experiências com Zé do Caixão, onde analisa a face oculta do ser humano liberada sob a influência do LSD. Cópia de exibição confeccionada a partir do negativo restaurado pela Cinemateca Brasileira.

Adunifesp realiza Assembléia Geral dos Docentes nesta quarta (18)

Nesta quarta-feira, 18 de maio, a Adunifesp realiza uma Assembleia Geral dos Docentes conjunta a uma reunião extraordinária de seu Conselho de Representantes. A pauta central será a prestação de contas da Gestão 2009/2011 e a atual situação da sede da entidade. A Assembleia acontece no Anfiteatro Jandira Masur, Campos de São Paulo, das 12 às 14 horas. Participe!

Assembleia Geral dos Docentes da Unifesp
DIA: 18/05/2011 (QUARTA-FEIRA)
HORÁRIO: DAS 12 ÀS 14 HORAS
LOCAL: ANFITEATRO JANDIRA MASUR
(Rua Botucatu, 862 – 1º. Andar – Ed. dos Anfiteatros – Campus São Paulo)
PAUTA: Informes; Prestação de Contas da Gestão 2009/2011; Situação da Sede

Adunifesp realiza eleição da nova diretoria nos dias 16, 17 e 18 de maio

Entre os dias 16 e 18 de maio, de segunda a quarta-feira da semana que vem, a Adunifesp realiza a eleição da sua gestão 2011-2013. A chapa-única inscrita é presidida pela docente Virgínia Junqueira e é denominada “Autonomia, Democracia, Qualidade e Comprometimento na Diversidade dos Saberes”. É importante relembrar que o colégio eleitoral é formado pelos sócios da Adunifesp, incluindo os aposentados. A votação ocorre nos campi da Baixada Santista, Diadema, Guarulhos, Osasco e São Paulo. Não haverá urnas no campus de São José dos Campos. Nos próximos meses, a Adunifesp ainda realiza a eleição para o seu Conselho de Representantes, que é constituído de um titular e um suplente de cada departamento acadêmico da Unifesp.

A composição da chapa-única inscrita é a seguinte: Presidente, VIRGÍNIA JUNQUEIRA; Vice-Presidente, SORAYA SOUBHI SMAILI; Secretário Geral, CARLOS ALBERTO BELLO E SILVA; 1º Secretária, VERA LÚCIA FLOR SILVEIRA; Tesoureira Geral, RAQUEL DE AGUIAR FURUIE; 1º Tesoureira, MARIA JOSÉ DA SILVA FERNANDES; Diretora de Relações Sindicais, Jurídicas e Defesa Profissional, ALICE TEIXEIRA FERREIRA; Diretor de Imprensa e Comunicação, FRANCISCO ANTONIO DE CASTRO LACAZ; Diretora de Política Sócio-Cultural, CARLA MÁXIMO PRADO; Diretora de Política Universitária, MARINEIDE DE OLIVEIRA GOMES; Diretor Campus Baixada Santista, EMÍLIO NOLASCO DE CARVALHO; Diretor Campus Diadema, JÚLIO CEZAR FRANCO DE OLIVEIRA; Diretora Campus Osasco, CRISTINA SOREANU PECEQUILO; e Diretora Campus São Paulo, ANA LÚCIA PEREIRA. Participe e fortaleça a sua entidade!

Confira abaixo os locais e horários de votação:
16/05 (2a.f)
. HSP/SUBSOLO – 8H ÀS 16H
. ADUNIFESP – 9H ÀS 16H
. INFAR – 9H ÀS 19H
. ED. CIÊNCIAS BIOMÉDICAS – 9H ÀS 16H
. DIADEMA/Secretaria Acadêmica – 8H/16H30
. BAIXADA SANTISTA – 8H/16H – Unidade I (Ana Costa) e Unidade II (Ponta da Praia)
. GUARULHOS/Secretaria Acadêmica – 14H ÀS 21H
. OSASCO/Secretaria acadêmica – 13H ÀS 21H

17/05 (3a.f)
. HSP/SUBSOLO – 8H ÀS 16H
. ADUNIFESP – 9H ÀS 16H
. INFAR – 9H ÀS 19H
. ED. CIÊNCIAS BIOMÉDICAS – 9H ÀS 16H
. DIADEMA/Secretaria Acadêmica – 8H/16H30
. BAIXADA SANTISTA – 8H/16H – Unidade I (Ana Costa) e Unidade II (Ponta da Praia)
. GUARULHOS/Secretaria Acadêmica – 14H ÀS 21H
. OSASCO/Secretaria acadêmica – 13H ÀS 21H

18/05 (4a.f)
. HSP/SUBSOLO – 8H ÀS 16H
. ADUNIFESP – 9H ÀS 16H
. INFAR – 9H ÀS 19H
. ED. CIÊNCIAS BIOMÉDICAS – 9H ÀS 16H
. DIADEMA/Secretaria Acadêmica – 8H/16H30
. BAIXADA SANTISTA – 8H/16H – Unidade I (Ana Costa) e Unidade II (Ponta da Praia)
. GUARULHOS/Secretaria Acadêmica – 14H ÀS 21H
. OSASCO/Secretaria acadêmica – 13H ÀS 21H

ATENÇÃO: A eleição da Adunifesp foi adiada para os dias 16, 17 e 18 de maio

Em razão do curto tempo de campanha, a chapa única à Diretoria 2011/2013 da Adunifesp-SSind. solicitou à Comissão Eleitoral o adiamento do pleito. Atendendo ao pedido, a Comissão remarcou as eleições para os dias 16, 17 e 18 e a apuração para o dia 19 do mês de maio. É importante relembrar que o colégio eleitoral é formado pelos sócios da Adunifesp, incluindo os aposentados. A votação ocorre nos campi da Baixada Santista, Diadema, Guarulhos, Osasco e São Paulo. Não haverá urnas no campus de São José dos Campos. Clique em leia mais e confira os locais e horários de votação.
Locais de votação e horários:
16/05 (2a.f)
. HSP/SUBSOLO – 8H ÀS 16H
. ADUNIFESP – 9H ÀS 16H
. INFAR – 9H ÀS 19H
. ED. CIÊNCIAS BIOMÉDICAS – 9H ÀS 16H30
. DIADEMA – 8H/16H (local a confirmar)
. BAIXADA SANTISTA – 8H/16H (local a confirmar)
. GUARULHOS – 14H ÀS 21H (local a confirmar)
. OSASCO – (horário e local a confirmar)

17/05 (3a.f)
. HSP/SUBSOLO – 8H ÀS 16H
. ADUNIFESP – 9H ÀS 16H
. INFAR – 9H ÀS 19H
. ED. CIÊNCIAS BIOMÉDICAS – 9H ÀS 16H30
. DIADEMA – 8H/16H (local a confirmar)
. BAIXADA SANTISTA – 8H/16H (local a confirmar)
. GUARULHOS – 14H ÀS 21H (local a confirmar)
. OSASCO – (horário e local a confirmar)

18/05 (4a.f)
. HSP/SUBSOLO – 8H ÀS 16H
. ADUNIFESP – 9H ÀS 16H
. INFAR – 9H ÀS 19H
. ED. CIÊNCIAS BIOMÉDICAS – 9H ÀS 16H30
. DIADEMA – 8H/16H (local a confirmar)
. BAIXADA SANTISTA – 8H/16H (local a confirmar)
. GUARULHOS – 14H ÀS 21H (local a confirmar)
. OSASCO – (horário e local a confirmar)