Arquivo diários:13 de outubro de 2010

Projeto Univercine apresenta filme Os Bandeirantes

A oitava sessão do Projeto Univercine ocorre neste sábado (16), às 14 horas e 30 minutos. Em outubro será exibido o média-metragem Os Bandeirantes, dirigido pelo pioneiro Humberto Mauro em 1940, sobre a epopéia do desbravamento do território brasileiro. A apresentação será precedida por dois documentários de curta-metragem produzidos pelo INCE – Instituto Nacional de Cinema Educativo – sobre as duas partidas de futebol em que se enfrentaram as seleções brasileira e argentina no âmbito da Copa Roca 1940, competição instituída em 1913 e disputada exclusivamente por estes dois países, que foi interrompida em 1976 e voltará a ser disputada a partir de 2011. Os debatedores serão os professores de História da Unifesp, Luis Filipe Silvério Lima e Yanet Aguilera Viruez Franklin de Matos. A mediação é de Mauro Rovai, da área de sociologia e também de nossa Instituição.

Durante o ano de 2010, uma parceria firmada entre a Unifesp e a Cinemateca Brasileira realizará sessões educativas acadêmico-culturais voltadas para a formação de público e à discussão dos principais temas relativos às ciências humanas. A Cinemateca fica no Largo Senador Raul Cardoso, 207, entre a Avenida Sena Madureira e o Metrô Vila Mariana. Mais informações pelo telefone (11) 3512-6111 (ramal 215) ou pelo e-mail contato@cinemateca.org.br. A atividade é gratuita e a classificação indicativa é 10 anos.

FICHAS TÉCNICA E SINOPSE:
Os Bandeirantes, de Humberto Mauro
Rio de Janeiro, 1940, 35mm, pb, 45’
J. Silveira, Álvaro Pires, Fialho de Almeida, Judith Andrade
A epopéia do desbravamento e da conquista do território, na procura do ouro e das pedras preciosas. As grandes bandeiras e os principais bandeirantes, destacando-se a figura de Fernão Dias Paes Leme e a lenda das esmeraldas, no famoso poema de Olavo Bilac.

Entidades reivindicam participar de comissão que definirá futuro do HSP

Em carta dirigida à Reitoria da Unifesp, o Conselho de Entidades solicitou a participação de dois representantes por categorias na comissão que elaborará o Plano de Trabalho do Contrato de Gestão entre o Hospital São Paulo e a Instituição. O documento foi entregue ao Reitor Walter Albertoni no dia 1º de outubro e reitera ser “fundamental que este seja um momento de ampla participação e que a universidade escolha democraticamente o melhor caminho para o seu Hospital-Escola”.

Carta Ao Reitor Walter Albertoni

O debate realizado pelo Conselho de Entidades e pela Reitoria da Unifesp, no último dia 08 de setembro, marcou um momento importante e democrático de nossa Instituição. Quase 150 pessoas lotaram o auditório Lemos Torres interessados no futuro do Hospital São Paulo e na minuta de contrato de gestão entre a SPDM, sua mantenedora, e a universidade. Tal proposta tenta solucionar o histórico problema de relação público-privado entre o Hospital-Escola e a Unifesp, e responder às demandas de órgãos de controle da gestão pública, como a CGU e o TCU.

O Conselho de Entidades continua defendendo a bandeira histórica de federalização do HSP, porém não pode se omitir nesse momento de mudanças significativas. Durante o debate foi explicitado por membros da Reitoria e da SPDM/HSP, que já existe uma comissão elaborando o plano de trabalho do referido contrato. Naquele momento, as entidades propuseram a ampliação deste fórum e a inclusão de dois representantes de cada categoria, a fim de democratizar o processo. De imediato, foi aceita a participação, mas não se discutiu de que forma aconteceria. Assim, reiteramos através desta carta nossa proposta.

É fundamental que este seja um momento de ampla participação e que a universidade escolha democraticamente o melhor caminho para o seu Hospital-Escola. Desde já manifestamos nossa preocupação com propostas que melhorem a qualidade de atendimento, o desenvolvimento de ensino e pesquisa, a transparência no uso dos recursos públicos e, principalmente, que não prejudiquem os trabalhadores técnico-administrativos. Agradecemos a atenção.

Conselho de Entidades da Unifesp (Adunifesp, Amerepam, APG, DCE e Sintunifesp)