Arquivo diários:3 de abril de 2009

Sindicato dos Médicos do Estado de São Paulo completa 80 anos

Em 2009, o Sindicato dos Médicos do Estado de São Paulo (Simesp) completa 80 anos. A abertura das festividades aconteceu no último dia 06 de março e contou com a participação de diversas entidades médicas, personalidades políticas e dirigentes do Sindicato, um dos mais antigos e atuantes do Estado. Além de uma edição especial da Revista Dr., diversas atividades comemorativas estão programadas. Confira no sítio www.simesp.com.br.

Após afastamento de Diretora, Associação pede democratização

Em reunião ordinária, a Diretoria da Adunifesp Seção Sindical aprovou documento em que avalia a atual estrutura decisória da Instituição, colocando a Reforma do Estatuto como uma das principais tarefas da comunidade para resolver os problemas de falta de democracia na universidade. O estopim da discussão no começo deste ano letivo foi o afastamento, por um ato da Reitoria, da Diretora do Campus de Guarulhos, Cynthia Sarti. Clique em leia mais para acessar a nota.

 

Nota da Adunifesp-SSind à Comunidade da Unifesp

Considerando os acontecimentos que culminaram na substituição da diretora do campus de Guarulhos, a Associação dos Docentes da Universidade Federal de São Paulo (Adunifesp-SSind), vem a público conclamar a comunidade universitária para se mobilizar por mudanças na estrutura de poder da instituição.

É notória a necessidade de revisão da forma centralizada como as decisões são tomadas na universidade, realidade esta que embasou o referido afastamento. Neste sentido, vivemos um momento especial para tornarmos realidade o desejo da comunidade por maior democracia interna, já que foi retomado, e deve ser concluído ainda este ano, o processo de revisão do Estatuto da Unifesp.

Este momento ímpar da vida institucional da universidade permitirá a construção de espaços de discussão democrática, e que deve culminar inclusive, com a mudança da composição do colegiado máximo de decisão, o Conselho Universitário, cuja atual estrutura não mais contempla as áreas de conhecimento que hoje compõem a Unifesp e muito menos é representativa das forças vivas que constroem seu cotidiano. É preciso exigir a eleição proporcional de todos os seus membros.

É importante frisar que a democracia interna é uma bandeira de luta histórica da Adunifesp-SSind e que a posição da nova Direção da Unifesp, expressa no discurso de posse do Reitor, também coaduna-se com a meta de arejarmos com ventos cada vez mais democráticos as instâncias de decisão e de poder da universidade. A hora é essa! Mãos à obra!

Diretoria da Adunifesp-SSind – Gestão 2007/2009
Março de 2009

Conselho questiona afastamento de Diretora em Guarulhos

O Conselho de Representantes da Adunifesp, após discutir o afastamento da Diretora do Guarulhos, Cynthia Andersen Sarti, deliberou documento deliberando junto à Reitoria a retomada do diálogo, já que a decisão foi tomada unilateralmente. A Comunidade se mobiliza para ser escutada no caso e construir uma direção mais democrática no Campus. Clique em leia mais para acessar a nota.

 

Nota do Conselho de Representantes sobre o Afastamento da Diretora de Guarulhos

A Adunifesp-SSind como lídima representante dos docentes da Universidade Federal de São Paulo, debateu na reunião ordinária de seu Conselho de Representantes, no dia 09 de março de 2009, o afastamento pela Reitoria, da diretora do Campus Guarulhos.

Segundo informe de três professores que representavam o campus na referida reunião, a diretora teria sido afastada do cargo sem debate prévio, o que teria gerado perplexidade em parcela importante daquela comunidade.

Após discussão, o Conselho deliberou solicitar à Reitoria a manutenção do diálogo, para que a situação seja resolvida em conjunto com a comunidade. Considera-se, assim, ser de fundamental importância que o diálogo seja retomado e que a indicação da Diretoria seja feita da forma mais democrática possível.

Nossa expectativa é que a Reforma do Estatuto da Unifesp resolva distorções como a que dá prerrogativa ao cargo de Reitor, até o momento, poder indicar os Diretores dos campi. Esperamos que tal Reforma caminhe no sentido da democratização na estrutura de poder da Unifesp, prevendo a eleição para tais cargos e permitindo a participação efetiva de toda a comunidade.

Conselho de Representantes da Adunifesp-SSind.