Arquivo da categoria: Notícias

18/12 – Discussão das teses do 37º Congresso do ANDES-SN

Em assembleia geral realizada no dia 04 de dezembro de 2017, foi encaminhada a realização de um encontro entre os docentes interessados em discutir as teses que serão apreciadas no 37º Congresso do ANDES-SN.

Essa atividade será realizada no dia 18/12, às 14h, na sede da Adunifesp-SSind. (r. Napoleão de Barros, 837/841).

Continue lendo 18/12 – Discussão das teses do 37º Congresso do ANDES-SN

Paulistinha: Chá da tarde com as Famílias

No dia 27 de novembro de 2017 foi realizada no Núcleo de Educação Infantil da Unifesp, a Paulistinha, uma confraternização conjunta entre os funcionários, alunos e famílias com o propósito de resgatar a história da instituição e proporcionar reencontros, afetos e memórias. Na oportunidade, Roseli Nascimento, funcionária da Adunifesp-SSind, mãe de ex-aluna da Paulistinha teve um espaço de destaque com relato de sua relação com a instituição. Segue abaixo seu emocionante discurso.

UMA HISTÓRIA DE GRATIDÃO

Meu nome é Roseli Nascimento, sou mãe de uma ex-estudante da EPEI, hoje com 23 anos e que se chama Ariadne.

A história de nossa filha com a Paulistinha se iniciou no ano de 1994, nos seus quatro meses de vida. Para todo pai e toda mãe, um filho é um ser muito especial, porém, em nosso caso, ela era e é mais especial ainda, pois é portadora de uma deficiência intelectual, ocasionada pelo contato com o vírus da rubéola, durante a gestação.

Ela era e continua sendo nossa única filha. Sendo assim, desde os primeiros dias de vida, já sabíamos que nosso bebê seria diferente dos demais e, a partir daí, fomos nos preparando para encarar este fato para o resto de nossas vidas. Foi confuso e em muitos momentos tivemos medo, mas nunca, em tempo algum, perdemos a Fé de que nossa filha seguiria um caminho traçado por Deus e só rogamos a Ele força, coragem e Sabedoria para entender Sua vontade. Sempre tivemos e temos esperança.

Como narrado acima, Ariadne veio para Paulistinha aos 4 meses, e permaneceu na instituição até os seus 4 anos e 9 meses – 1999. A partir deste momento, ela foi transferida para uma escola especial, onde permaneceu estudando até seus 19 anos.

Continue lendo Paulistinha: Chá da tarde com as Famílias

Assembleia Geral: eleitos os delegados para o 37º Congresso do ANDES

Nesta segunda-feira, dia 04 de dezembro de 2017, foi realizada a Assembleia Geral dos Docentes da Unifesp em que se elegeram os delegados para o 37º Congresso do ANDES-SN que será realizado no final de janeiro de 2018. Foram cinco delegados eleitos e aprovados pela plenária, com a ressalva de que apenas três efetivamente participarão do Congresso por conta de restrição financeira da entidade.

Continue lendo Assembleia Geral: eleitos os delegados para o 37º Congresso do ANDES

05/12 – Greve Nacional contra a Reforma da Previdência!

Centrais Sindicais convocam greve nacional dia 5 contra reforma da Previdência

Paralisação também pautará a defesa dos direitos dos trabalhadores

Reunidas na sede da Força Sindical, na manhã desta sexta-feira (24), as Centrais Sindicais CUT, Força Sindical, UGT, CTB, Nova Central, CSB, Intersindical, CGTB e CSP-Conlutas definiram realizar uma Greve Nacional, no dia 5 de dezembro, contra a nova proposta de desmonte da Previdência Social apresentada pelo governo.

As Centrais Sindicais convocam todas as entidades sindicais e movimentos sociais a realizarem ampla mobilização nas bases – assembleias, atos, debates e outras atividades – como processo de organização de uma Greve Nacional, contra a PEC 287/2016, que acaba com o direito à aposentadoria dos trabalhadores brasileiros.

Continue lendo 05/12 – Greve Nacional contra a Reforma da Previdência!

28/11 – Vamos Ocupar Brasília!

Contra ataques do governo, servidores realizam caravana a Brasília na terça (28)

Os servidores públicos federais realizam, na próxima terça-feira (28), uma caravana a Brasília (DF), com ato na Esplanada dos Ministérios, para protestar contra o pacote de ataques ao funcionalismo público e o desmonte dos serviços públicos essenciais à população brasileira. A marcha foi convocada pelo Fórum Nacional das Entidades dos Servidores Públicos Federais (Fonasefe) e pelo Fórum Permanente das Carreiras Típicas do Estado (Fonacate).  A expectativa é que milhares servidores, entre eles docentes das Instituições Federais de Ensino, participem da manifestação.

Os principais eixos da caravana são a defesa dos serviços públicos de qualidade para a população; a revogação e retirada de todas as medidas provisórias e de todos os projetos de lei que atacam o funcionalismo – como a MP 805/17, MP 792/17 e o PLS 116/17 -; a revogação da Emenda Constitucional 95, que congela por 20 anos os investimentos da União em políticas sociais; a revogação das reformas Trabalhista e do Ensino Médio e da Lei das Terceirizações; além da luta contra a Reforma da Previdência, contra a reestruturação das carreiras do funcionalismo, contra as privatizações e o ajuste fiscal.

Continue lendo 28/11 – Vamos Ocupar Brasília!

Assédio moral: não se deve tolerar o intolerável

 

Se por um lado o trabalhador que assume uma posição no serviço público tem em seu horizonte uma rara estabilidade no mundo do trabalho, que a princípio garantiria melhores condições para exercer sua função, não são raros os casos em que nos seus primeiros três anos, no período do chamado estágio probatório, a vigilância e a pressão discricionária dos superiores e dos próprios colegas abrem o caminho para práticas abusivas no cotidiano de docentes de todas as carreiras no ensino superior e tecnológico público.

O assédio moral no local de trabalho configura-se por “todo e qualquer comportamento abusivo apresentando-se, sobretudo, por atos, palavras, gestos, escritos que possam ensejar danos à dignidade, à personalidade ou à integridade física ou psíquica de um indivíduo, por em risco sua atividade profissional ou tornar o ambiente de trabalho degradante”, como descreve a doutora Marie-France Hirigoyen em seu livro Mal-estar no trabalho: redefinindo o assédio moral.

Continue lendo Assédio moral: não se deve tolerar o intolerável

Assembleia Geral dos Docentes da Unifesp: precisamos nos defender contra os ataques aos servidores públicos

Nesta segunda-feira, 18 de setembro de 2017, ocorreu a Assembleia Geral dos Docentes da Unifesp pautando os cortes orçamentários na universidade; os ataques aos servidores públicos; o indicativo de paralisação dos estudantes para o dia 22 e questões de carreira docente.

Continue lendo Assembleia Geral dos Docentes da Unifesp: precisamos nos defender contra os ataques aos servidores públicos

Plenária Comunitária: sem verbas a universidade vai parar e a sociedade perder

As Entidades da Unifesp reunidas em Plenária Comunitária aprovaram: a elaboração e divulgação conjunta de carta aberta à população informando e se posicionando contra os cortes orçamentários na universidade e ataques aos servidores públicos; solidariedade às reivindicações específicas de cada categoria; apoio e participação do calendário nacional de lutas; e ampliação da mobilização local

Com o conhecimento de que os cortes de verbas públicas destinadas à universidade devem impedir num horizonte próximo seu funcionamento, afetando não só estudantes e servidores, mas também toda a sociedade que deixa de ter acesso a mais um serviço público gratuito e de qualidade, as entidades da Unifesp – Associação dos Docentes (Adunifesp-SSind), Associação dos Pós-graduandos (APG), Comitê de Reconstrução do Diretório Central dos Estudantes (DCE) e Sindicato dos Trabalhadores (Sintunifesp) – se reuniram nesta quinta-feira, dia 14 de setembro de 2017, dia nacional de luta, para discutir o contexto político e construir formas conjuntas de mobilização.

Continue lendo Plenária Comunitária: sem verbas a universidade vai parar e a sociedade perder

Frente parlamentar debate crise orçamentária nas universidades públicas

por Vinícius Moreira – Foto: Marco Antônio Cardelino (notícia publicada em 30/08 no site da ALESP)

A falta de investimentos nas instituições universitárias foi o principal tema abordado em reunião realizada nesta quarta-feira (30/8), na Assembleia Legislativa. O encontro reuniu representantes de universidades federais, estaduais, municipais, além das fundações públicas.

Membro da Associação dos Docentes da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp), o professor Rodrigo Medina Zagni criticou o contingenciamento dos recursos em educação. “Hoje as universidades federais têm mais de 7,8 milhões de estudantes, um número bastante significativo. Somente em 2016, cerca de 228 mil alunos ingressaram nestas faculdades. Além disso, 60% deste número pertence às classes D e E. Precisamos de investimentos”, explica.
Continue lendo Frente parlamentar debate crise orçamentária nas universidades públicas

IX Consintunifesp: resistir e lutar

Entre os dias 23 a 26 de agosto de 2017 foi realizado o IX Congresso do Sindicato dos Trabalhadores da Unifesp (IX Consintunifesp) com o objetivo de discutir junto a categoria dos técnicos administrativos e educação – representados por delegados eleitos em assembleias – o contexto político-social de desmonte dos serviços públicos como saúde e educação, e a partir das discussões e reflexões construir o plano de lutas da entidade.

Continue lendo IX Consintunifesp: resistir e lutar