Arquivo da categoria: Notícias

Adunifesp-SSind segue defendendo a autonomia universitária junto ao novo Ministro da Educação

No dia 08 de abril de 2019, logo após Abraham Weintraub, economista e professor da Unifesp, ocupar o cargo de Ministro da Educação, o Jornal Estadão procurou a Adunifesp-SSind para buscar informações e expectativas sobre a nova gestão e o Prof. Daniel Feldmann, presidente da entidade deu a seguinte declaração:

“Espero que o novo ministro, como professor de uma Universidade Federal, saiba que a lógica do Escola Sem Partido e de outras formas de perseguição e restrição à autonomia e liberdade aos professores é absolutamente falaciosa e só pode levar à destruição da Universidade como lugar de produção de conhecimento. Se, infelizmente, ele mantiver essa lógica defendida pelo Bolsonaro e pelo ex-ministro, isso será trágico, uma caças às bruxas que não permitiremos de forma alguma que entre dentro da Universidade Pública. Nem uma aula minha, Daniel, e nem uma aula do atual ministro Bragança jamais estarão isentas de pressupostos teóricos, reflexivos e intelectuais que nunca podem ser ‘neutros’. Por esta lógica inquisitória, se algum professor for punido por ter algum ‘viés’ no seu pensamento, esse mesmo tipo de punição caberia então ao novo ministro que também tem seu ‘viés’ que é tudo menos ‘neutro’ ou algo meramente ‘técnico’”.

Acesse aqui a matéria completa: https://politica.estadao.com.br/noticias/geral,ele-tem-ideias-muito-boas-mas-nao-sigo-ipsis-litteris-diz-novo-ministro-sobre-olavo,70002783847?utm_source=estadao:whatsapp&utm_medium=link

A Adunifesp-Ssind segue em defesa da categoria e da universidade pública.

Adunifep-SSind

ASSEMBLEIA DOCENTE: CATEGORIA DISCUTE FORMAS DE SOBREVIVÊNCIA E ESTRATÉGIAS DE LUTA

Nesta terça-feira, dia 19 de março de 2019, foi realizada a Assembleia Geral dos Docentes da Unifesp pautando os ataques aos docentes e à universidade pública; a sobrevivência dos sindicatos – MP 873 e o dia 22/03 como dia nacional de lutas. Após abertura da mesa analisando a conjuntura que envolve sistemáticos ataques aos serviços e servidores públicos, em especial a educação superior e a categoria docente, foi aberta à participação dos presentes compartilhando suas preocupações, discutindo sobre diferentes pontos de vista e chegando ao consenso sobre os seguintes encaminhamentos: 1) Organização imediata (para semana próxima) de reunião aberta com  a presença da assessoria jurídica da Adunifesp-SSind para esclarecimentos sobre a Funpresp e a reforma da previdência; 2) Realização de Assembleias locais nos campi, também com a presença da assessoria jurídica, pautando a Funpresp e reforma da previdência; 3) Organização e realização de Ato Público, em conjunto com as demais entidades da Unifesp, pautando a autonomia acadêmica, a reforma da previdência e demais ataques à universidade e à categoria docente; 4) Elaboração e divulgação de nota sobre a extinção das funções gratificadas; 5) Elaboração e divulgação de nota sobre a MP 873 que proíbe o desconto da contribuição sindical diretamente em folha de pagamento; 6) Iniciar planejamento para alternativas de contribuição sindical, como débito automático e cartão de crédito; 7) Todas as atividades organizadas devem ser acompanhadas de campanha de filiação; 8) Participação no Ato do dia 22/03  contra a reforma da previdência, com ponto de encontro da Unifesp no Conjunto Nacional às 17h.

Continue lendo ASSEMBLEIA DOCENTE: CATEGORIA DISCUTE FORMAS DE SOBREVIVÊNCIA E ESTRATÉGIAS DE LUTA

Problemática migração para FUNPRESP


O Sindicato Nacional dos Docentes – ANDES publicou uma circular, no dia 13 de março de 2019, alertando a categoria sobre alguns graves problemas na adesão ou migração para o Regime de Previdência Complementar gerido pelo FUNPRESP. Especialmente para os colegas que ingressaram na universidade antes de dezembro de 2003, uma vez que abrirão mão do direito à integralidade no cálculo de seus benefícios. E aos docentes que ingressaram no cargo entre 2004 e 2013 recomenda-se que a eventual imigração para a Previdência Complementar seja acompanhada pela assessoria jurídica das seções sindicais afim de evitar maiores perdas de direitos.

Leia abaixo a nota completa:

Continue lendo Problemática migração para FUNPRESP

DIEESE lança guia sobre Reforma da Previdência proposta por Bolsonaro

 

O DIEESE (Departamento Intersindical de Estatísticas e Estudos Socioeconômicos) publicou, nesta terça-feira, 26, um estudo detalhado sobre a versão oficial do Governo Federal para a reforma da Previdência e da Assistência Social, apresentada na PEC (Proposta de Emenda Constitucional) 06/2019.

ACESSE AQUI O DOCUMENTO NA ÍNTEGRA

O documento, um “Guia para Leitura e Consulta”, apresenta uma síntese dos principais itens da PEC, com comentários sobre os efeitos que sua eventual aprovação pelo Congresso irá provocar nos atuais modelos de aposentadoria e no sistema de Seguridade Social estabelecido na Constituição.

Continue lendo DIEESE lança guia sobre Reforma da Previdência proposta por Bolsonaro

Orientações jurídicas e Canal Fale Conosco

A Associação dos Docentes da Unifesp (Adunifesp-SSind) compilou uma série de materiais, que já estão públicos mas dispersos, sobre como lidar com as ameaças e ataques à liberdade de cátedra nas escolas e universidades. No site da entidade no primeiro ícone do menu lateral “contra a lei da mordaça”, para quem acessa do computador, ou então dentro da seção “Assessoria Jurídica” no menu principal, para quem acessa do celular, disponibilizamos em “Orientações aos docentes – liberdade de cátedra” uma lista de diversos materiais que tratam do tema. Acesse também pelo link abaixo:

“Orientações aos Docentes – Liberdade de cátedra”

Num esforço inicial de destacar algumas orientações jurídicas essenciais preparamos o cartaz acima, compilando algumas recomendações da cartilha elaborada pelo Coletivo Nacional de Advogados de Servidores Públicos e do documento de recomendações da Assessoria Nacional do ANDES (ambos na íntegra no site da Adunifesp-SSind). Para dar continuidade a essas iniciativas de acolhimento e orientações jurídicas aos docentes precisamos de sua opinião. Entre na seção “Fale Conosco” no site da Adunifesp-SSind e preencha o formulário eletrônico com denúncias de situações de constrangimento ou então dúvidas sobre as orientações jurídicas ou mesmo sugestões de novos itens. Deste modo iremos construindo documentos melhores ajustados a nossa realidade e seguindo com os trabalhos da assessoria jurídica da entidade. Juntos podemos superar mais essa ameaça à universidade pública.

Ao longo das próximas semanas, como mais uma iniciativa neste sentido, publicaremos em nossos canais de comunicação breves textos sobre o tema, começando pelos fundamentos e princípios jurídicos da liberdade de cátedra e também da defesa da autonomia docente e universitária. Acompanhe e deixe sua opinião em nosso site e página do facebook. Se preferir encaminhe um email diretamente à secretaria da entidade (secretaria@adunifesp.org.br).

Adunifesp-SSind

Assembleia Docente: união e mobilização em tempos de crise

Nesta quarta-feira, dia 07 de novembro de 2018, foi realizada a Assembleia Geral dos Docentes da Unifesp pautando a defesa da democracia e da universidade pública. Após uma série de análises de conjuntura e propostas de ação dos presentes ficou como encaminhamento geral a formação imediata de um comitê de mobilização permanente, que junto à diretoria da Adunifesp-SSind organizará e dará prosseguimento às diversas propostas apresentadas em assembleia.

Continue lendo Assembleia Docente: união e mobilização em tempos de crise

Marcelo Cândido (PDT) participa de evento do MCTP na ADunicamp

O candidato ao governo do Estado de São Paulo Marcelo Cândido (PDT) participa na próxima quinta-feira, dia 20 de setembro, a partir das 12h, no Auditório da ADunicamp, do Ciclo de Debates ELEIÇÕES 2018, promovido pelo Movimento pela Ciência e Tecnologia Pública (MCTP). O encontro terá transmissão ao vivo pela internet através do canal no Youtube da ADunicamp e na fanpage da entidade no Facebook.

A transmissão será realizada também aqui no site da Adunifesp-SSind! Acompanhe!

Todos os candidato(a)s à presidência e ao governo do Estado de São Paulo foram convidado(a)s a participar do Ciclo de Debates e os encontros serão realizados de forma individual com cada candidato(a) e irão ocorrer à medida que ele(a)s manifestarem a disponibilidade de agenda. O tema dos encontros será a posição dos candidatos sobre Ciência, Tecnologia e Educação.

Cláudio Aguiar (PMN) discute Educação e C&T Pública

O candidato ao governo do Estado de São Paulo Cláudio Aguiar (PMN) participa na próxima quarta-feira, dia 19 de setembro, a partir das 12h, no Auditório da ADunicamp, do Ciclo de Debates ELEIÇÕES 2018, promovido pelo Movimento pela Ciência e Tecnologia Pública (MCTP). O encontro terá transmissão ao vivo pela internet através do canal no Youtube da ADunicamp e na fanpage da entidade no Facebook.

A transmissão será realizada também aqui na página da Adunifesp-SSind! Acompanhe!

Adunifesp participa de Encontro Nacional do ANDES discutindo o atual contexto dos Hospitais Universitários

A Associação dos Docentes da Universidade Federal de São Paulo – Adunifesp-SSind participou do Encontro Nacional de Seguridade Social e Assuntos de Aposentadoria do ANDES-SN, realizado na sede da APUFPR-SSind entre os dias 08, 09 e 10 de junho. Durante o evento, representantes de várias seções sindicais se reuniram para discutir as ameaças representadas pela Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh) e pela Fundação de Previdência Complementar do Servidor Público Federal (Funpresp), e a necessidade de um profundo processo de federalização dos hospitais universitários. Os docentes de várias regiões do país puderam compartilhar suas experiências, traçar desafios e propor soluções para garantir a preservação dos princípios da seguridade social e da universidade pública.*

Continue lendo Adunifesp participa de Encontro Nacional do ANDES discutindo o atual contexto dos Hospitais Universitários