Arquivo da categoria: Notícias

Adunifesp-SSind presente na mobilização nacional contra a Reforma da Previdência

Nesta segunda-feira, dia 19 de fevereiro de 2018, dia nacional de mobilização contra a reforma da previdência a Associação dos Docentes da Unifesp esteve presente representando a categoria nessa importante defesa dos direitos dos trabalhadores no ato público na Av. Paulista que chegou a reunir 20 mil pessoas segundo as Frentes Povo Sem Medo e Brasil Popular. O ato na capital paulista, que teve início às 16h em frente ao Masp, o Museu de Arte de São Paulo, terminou pacificamente, por volta das 19h.

Em todo o estado de São Paulo, o dia de paralisação teve adesão de categorias diversas, como os professores da rede estadual e municipal; metalúrgicos da região do ABC, Vale do Paraíba e Baixada Santista, químicos das cidades de Jundiaí e Campinas; bancários de São Paulo, Osasco e Região; além de petroleiros e eletricitários.

Durante a realização do ato, Eunício Oliveira (MDB-CE), presidente do Senado, anunciou a suspensão da tramitação da proposta, que já estava travada no Congresso Nacional por causa do decreto do governo federal de intervenção militar no estado do Rio de Janeiro — a lei afirma que não é possível alterar a Constituição Federal enquanto houver uma intervenção em curso.

Adunifesp-SSind

* Fonte: trechos publicados originalmente em matéria “Nossa aposentadoria é a nossa única garantia de futuro”, de 19/02/18 no jornal eletrônico Brasil de Fato.

18/12 – Discussão das teses do 37º Congresso do ANDES-SN

Em assembleia geral realizada no dia 04 de dezembro de 2017, foi encaminhada a realização de um encontro entre os docentes interessados em discutir as teses que serão apreciadas no 37º Congresso do ANDES-SN.

Essa atividade será realizada no dia 18/12, às 14h, na sede da Adunifesp-SSind. (r. Napoleão de Barros, 837/841).

Continue lendo 18/12 – Discussão das teses do 37º Congresso do ANDES-SN

Paulistinha: Chá da tarde com as Famílias

No dia 27 de novembro de 2017 foi realizada no Núcleo de Educação Infantil da Unifesp, a Paulistinha, uma confraternização conjunta entre os funcionários, alunos e famílias com o propósito de resgatar a história da instituição e proporcionar reencontros, afetos e memórias. Na oportunidade, Roseli Nascimento, funcionária da Adunifesp-SSind, mãe de ex-aluna da Paulistinha teve um espaço de destaque com relato de sua relação com a instituição. Segue abaixo seu emocionante discurso.

UMA HISTÓRIA DE GRATIDÃO

Meu nome é Roseli Nascimento, sou mãe de uma ex-estudante da EPEI, hoje com 23 anos e que se chama Ariadne.

A história de nossa filha com a Paulistinha se iniciou no ano de 1994, nos seus quatro meses de vida. Para todo pai e toda mãe, um filho é um ser muito especial, porém, em nosso caso, ela era e é mais especial ainda, pois é portadora de uma deficiência intelectual, ocasionada pelo contato com o vírus da rubéola, durante a gestação.

Ela era e continua sendo nossa única filha. Sendo assim, desde os primeiros dias de vida, já sabíamos que nosso bebê seria diferente dos demais e, a partir daí, fomos nos preparando para encarar este fato para o resto de nossas vidas. Foi confuso e em muitos momentos tivemos medo, mas nunca, em tempo algum, perdemos a Fé de que nossa filha seguiria um caminho traçado por Deus e só rogamos a Ele força, coragem e Sabedoria para entender Sua vontade. Sempre tivemos e temos esperança.

Como narrado acima, Ariadne veio para Paulistinha aos 4 meses, e permaneceu na instituição até os seus 4 anos e 9 meses – 1999. A partir deste momento, ela foi transferida para uma escola especial, onde permaneceu estudando até seus 19 anos.

Continue lendo Paulistinha: Chá da tarde com as Famílias

Assembleia Geral: eleitos os delegados para o 37º Congresso do ANDES

Nesta segunda-feira, dia 04 de dezembro de 2017, foi realizada a Assembleia Geral dos Docentes da Unifesp em que se elegeram os delegados para o 37º Congresso do ANDES-SN que será realizado no final de janeiro de 2018. Foram cinco delegados eleitos e aprovados pela plenária, com a ressalva de que apenas três efetivamente participarão do Congresso por conta de restrição financeira da entidade.

Continue lendo Assembleia Geral: eleitos os delegados para o 37º Congresso do ANDES

05/12 – Greve Nacional contra a Reforma da Previdência!

Centrais Sindicais convocam greve nacional dia 5 contra reforma da Previdência

Paralisação também pautará a defesa dos direitos dos trabalhadores

Reunidas na sede da Força Sindical, na manhã desta sexta-feira (24), as Centrais Sindicais CUT, Força Sindical, UGT, CTB, Nova Central, CSB, Intersindical, CGTB e CSP-Conlutas definiram realizar uma Greve Nacional, no dia 5 de dezembro, contra a nova proposta de desmonte da Previdência Social apresentada pelo governo.

As Centrais Sindicais convocam todas as entidades sindicais e movimentos sociais a realizarem ampla mobilização nas bases – assembleias, atos, debates e outras atividades – como processo de organização de uma Greve Nacional, contra a PEC 287/2016, que acaba com o direito à aposentadoria dos trabalhadores brasileiros.

Continue lendo 05/12 – Greve Nacional contra a Reforma da Previdência!

28/11 – Vamos Ocupar Brasília!

Contra ataques do governo, servidores realizam caravana a Brasília na terça (28)

Os servidores públicos federais realizam, na próxima terça-feira (28), uma caravana a Brasília (DF), com ato na Esplanada dos Ministérios, para protestar contra o pacote de ataques ao funcionalismo público e o desmonte dos serviços públicos essenciais à população brasileira. A marcha foi convocada pelo Fórum Nacional das Entidades dos Servidores Públicos Federais (Fonasefe) e pelo Fórum Permanente das Carreiras Típicas do Estado (Fonacate).  A expectativa é que milhares servidores, entre eles docentes das Instituições Federais de Ensino, participem da manifestação.

Os principais eixos da caravana são a defesa dos serviços públicos de qualidade para a população; a revogação e retirada de todas as medidas provisórias e de todos os projetos de lei que atacam o funcionalismo – como a MP 805/17, MP 792/17 e o PLS 116/17 -; a revogação da Emenda Constitucional 95, que congela por 20 anos os investimentos da União em políticas sociais; a revogação das reformas Trabalhista e do Ensino Médio e da Lei das Terceirizações; além da luta contra a Reforma da Previdência, contra a reestruturação das carreiras do funcionalismo, contra as privatizações e o ajuste fiscal.

Continue lendo 28/11 – Vamos Ocupar Brasília!

Assédio moral: não se deve tolerar o intolerável

 

Se por um lado o trabalhador que assume uma posição no serviço público tem em seu horizonte uma rara estabilidade no mundo do trabalho, que a princípio garantiria melhores condições para exercer sua função, não são raros os casos em que nos seus primeiros três anos, no período do chamado estágio probatório, a vigilância e a pressão discricionária dos superiores e dos próprios colegas abrem o caminho para práticas abusivas no cotidiano de docentes de todas as carreiras no ensino superior e tecnológico público.

O assédio moral no local de trabalho configura-se por “todo e qualquer comportamento abusivo apresentando-se, sobretudo, por atos, palavras, gestos, escritos que possam ensejar danos à dignidade, à personalidade ou à integridade física ou psíquica de um indivíduo, por em risco sua atividade profissional ou tornar o ambiente de trabalho degradante”, como descreve a doutora Marie-France Hirigoyen em seu livro Mal-estar no trabalho: redefinindo o assédio moral.

Continue lendo Assédio moral: não se deve tolerar o intolerável

Assembleia Geral dos Docentes da Unifesp: precisamos nos defender contra os ataques aos servidores públicos

Nesta segunda-feira, 18 de setembro de 2017, ocorreu a Assembleia Geral dos Docentes da Unifesp pautando os cortes orçamentários na universidade; os ataques aos servidores públicos; o indicativo de paralisação dos estudantes para o dia 22 e questões de carreira docente.

Continue lendo Assembleia Geral dos Docentes da Unifesp: precisamos nos defender contra os ataques aos servidores públicos

Plenária Comunitária: sem verbas a universidade vai parar e a sociedade perder

As Entidades da Unifesp reunidas em Plenária Comunitária aprovaram: a elaboração e divulgação conjunta de carta aberta à população informando e se posicionando contra os cortes orçamentários na universidade e ataques aos servidores públicos; solidariedade às reivindicações específicas de cada categoria; apoio e participação do calendário nacional de lutas; e ampliação da mobilização local

Com o conhecimento de que os cortes de verbas públicas destinadas à universidade devem impedir num horizonte próximo seu funcionamento, afetando não só estudantes e servidores, mas também toda a sociedade que deixa de ter acesso a mais um serviço público gratuito e de qualidade, as entidades da Unifesp – Associação dos Docentes (Adunifesp-SSind), Associação dos Pós-graduandos (APG), Comitê de Reconstrução do Diretório Central dos Estudantes (DCE) e Sindicato dos Trabalhadores (Sintunifesp) – se reuniram nesta quinta-feira, dia 14 de setembro de 2017, dia nacional de luta, para discutir o contexto político e construir formas conjuntas de mobilização.

Continue lendo Plenária Comunitária: sem verbas a universidade vai parar e a sociedade perder