Possibilidade de progressões atrasadas garantida

Unifesp deve adequar-se já a tal jurisprudência.

A partir de pareceres recentes, a AGU reconheceu que a Lei 12.772/12 garante a concessão da progressão do docente e os seus efeitos financeiros respeitando o período de interstício, independente das datas de tramitação do processo. De imediato o efeito é que as progressões atrasadas solicitadas serão aceitas. Docentes com progressões (horizontais – i.e. dentro da mesma “classe”) em atraso podem encaminhar seus processos.

Continuar lendo “Possibilidade de progressões atrasadas garantida”

Confraternização de final de ano e Seminários Adunifesp para 2024

A Adunifesp realizou no dia 16 de dezembro de 2023 uma confraternização para os associados, categoria docente da Unifesp, em celebração de mais um ano de luta em defesa da universidade pública, renovando também os votos para 2024 pela continuidade da organização e mobilização dos docentes por melhores condições de trabalho para categoria e para própria universidade. Nesse sentido aproveitamos para divulgar novamente os Seminários da Adunifesp, uma atividade mensal aos sábados em sua sede para divulgação dos trabalhos acadêmicos da comunidade universitária da Unifesp, conversa, debate e confraternização. A proposta é organizar uma atividade com o tema proposto pelo docente, com formato bastante aberto, seja um debate, uma roda de conversa, apresentação de artigo ou mesmo lançamento de livros a partir de suas pesquisas. O importante é circular a palavra, dialogar com o público presente, confraternizar e ocupar a sede da associação. Estamos montando o calendário de 2024, inscreva-se aqui!

Continuar lendo “Confraternização de final de ano e Seminários Adunifesp para 2024”

Nova Diretoria da Adunifesp inicia sua gestão

Nesta quarta-feira, dia 23 de agosto de 2023, a nova Diretoria da Adunifesp inicia sua gestão com posse dedicada ao tema da luta em defesa da Saúde e da Universidade Públicas. A cerimônia foi marcada também por uma homenagem ao prof. Carlos Bello e por discussões sobre o papel e os desafios do sindicato dos docentes na defesa de suas condições de trabalho, carreira, salário e da própria Educação e Ciência. A posse contou com participação de representantes da docência de todos os campi da Unifesp, bem como de entidades e ADs de outras universidades. A atividade foi transmitida ao vivo no canal do Youtube da Adunifesp e pode ser vista na íntegra no link: https://www.youtube.com/watch?v=Bo5yuQbIjNM

Continuar lendo “Nova Diretoria da Adunifesp inicia sua gestão”

SOLIDARIEDADE AOS MEMBROS DO CONSU VÍTIMAS DE TENTATIVA DE CRIMINALIZAÇÃO PELA SPDM

O Conselho Universitário é a instância máxima de nossa instituição. Assim como, todos os órgãos colegiados, é essencial para a gestão democrática das instituições de ensino superior para evitar que a coisa pública e a educação sejam capturadas por interesses privados ou aqueles meramente particulares.

Continuar lendo “SOLIDARIEDADE AOS MEMBROS DO CONSU VÍTIMAS DE TENTATIVA DE CRIMINALIZAÇÃO PELA SPDM”

Reabertura da Mesa Nacional de Negociação Permanente

O Governo Federal realizou nesta terça-feira (07/02), a reabertura da Mesa Nacional de Negociação Permanente, abrindo assim oficialmente as negociações com os servidores públicos (com participação de Andes-SN, Proifes e Sinasefe, representando o magistério federal, além da Fasubra, representando os TAEs e de vários outros sindicatos federais).

Continuar lendo “Reabertura da Mesa Nacional de Negociação Permanente”

18/10 – UNIDOS EM DEFESA DA EDUCAÇÃO!

Nesta terça-feira, 18 de outubro de 2022, a comunidade universitária da Unifesp com estudantes, docentes e técnicos administrativos se uniu aos demais setores da população em grande manifestação nacional pela democracia e educação pública, denunciando os constantes cortes do governo Bolsonaro no orçamento das universidades e institutos federais.

Continuar lendo “18/10 – UNIDOS EM DEFESA DA EDUCAÇÃO!”

Portaria 555/22: MEC delega às Instituições Federais de Ensino autonomia para atos disciplinares

Ministério da Educação – MEC publicou no dia 29 de julho de 2022 a Portaria nº 555 que delega competências aos dirigentes máximos das autarquias e fundações públicas vinculadas ao MEC a prática de atos em matéria disciplinar. Os dirigentes das unidades públicas, como as IFES, têm agora autonomia para julgamento de processos administrativos disciplinares e aplicação de penalidades como a demissão e cassação de aposentadoria.

Continuar lendo “Portaria 555/22: MEC delega às Instituições Federais de Ensino autonomia para atos disciplinares”