Arquivo da categoria: Notícias

Nova Diretoria da Adunifesp: renovados os compromissos com a categoria docente e com a educação pública

No dia 21 de agosto de 2017 foi realizada a Solenidade de Posse da nova diretoria da Associação dos Docentes da Unifesp (Adunifesp-Ssind) que atuará pelo período 2017-19. Estavam presentes representantes das Entidades da Unifesp – CA/DCE; Sintunifesp; APG-Unifesp –, representante da Associação dos Docentes da USP, da seção regional do ANDES-SN, autoridades da Unifesp, pró-reitores e a magnífica reitora, os parlamentares Deputado Federal Ivan Valente, Deputado Estadual Carlos Neder e Deputado Estadual Carlos Giannazi além de amplo público composto pela comunidade universitária da Unifesp.

Durante a solenidade foi realizado um balanço da gestão que se encerrou com destaque para a superação de um período de crise por conta do embate político com o Ministério do Planejamento que descredenciou uma série de entidades de classe, entre elas a Adunifesp-Ssind, também pela defesa das condições de trabalho da categoria docente em meio a um contexto de ampla e generalizada crise orçamentária como parte de um projeto de desmonte das universidades públicas e a retomada do Conselho de Entidades da Unifesp, espaço fundamental de união e luta conjunta das categorias da universidade.

A partir do balanço político e análise da difícil conjuntura que enfrentamos renovaram-se as bandeiras e pautas, especialmente em defesa da categoria docentes, da educação e saúde pública, do Hospital São Paulo e dos servidores públicos federais.

Portanto, a solenidade de posse foi marcada não só pela transição burocrática entre as gestões mas por um debate político de qualidade, um ato político fundamental de renovação do compromisso da categoria docente com a educação pública. Deste modo multiplicaram-se os votos pela continuidade da luta por parte da Adunifesp-SSind.

Adunifesp-SSind

Governo Federal revê meta fiscal e ataca direitos dos servidores públicos

Por ANDES-SN

Dando sequência aos ataques contra a classe trabalhadora, o governo federal apresentou nessa terça-feira (15) a revisão da meta fiscal para 2018 e uma série de medidas que retiram direitos dos servidores públicos e intensificam o desmonte dos serviços públicos, facilitando a privatização e mercantilização de setores como Saúde, Educação e Segurança Pública.

Entre as propostas do governo ilegítimo de Michel Temer estão adiamento do reajuste salarial negociado para 2018 (previsto para agosto, no caso dos docentes federais), o aumento da contribuição previdenciária de 11% para 14%, modificação nas carreiras do Executivo Federal, com inclusão de novos níveis e o aumento do prazo para progressão, e a extinção de 60 mil cargos do serviço público. Para terem validade, as medidas (veja aqui) terão que ser aprovadas pelo Congresso Nacional.

Confira aqui a nota preliminar da Assessoria Jurídica Nacional do ANDES-SN sobre as medidas anunciadas pelo governo.

“O ‘ajuste’ apresentado pelo ministro da Fazenda Henrique Meirelles é um ataque feroz aos direitos dos servidores federais, além de ameaçar a existência de serviços essenciais, o que penaliza os trabalhadores assalariados, aposentados e os mais pobres que dependem das políticas sociais”, explica Jacob Paiva, 2º secretário do ANDES-SN e coordenador do Setor das Instituições Federais de Ensino do Sindicato Nacional.

 

Continue lendo Governo Federal revê meta fiscal e ataca direitos dos servidores públicos

30/Jun – Greve Geral

A Associação dos Docentes da Unifesp declara apoio à mobilização nacional para greve geral em 30/06 e convida categoria para participação do grande ato convocado pelas frentes populares, centrais sindicais e movimentos sociais na Av. Paulista às 16h (com ponto de encontro da Adunifesp-SSind e Unifesp em frente ao Conjunto Nacional).

Adunifesp-SSind

Assembleia Geral dos Docentes da Unifesp apoia Greve Geral em 30/jun

Nesta segunda-feira, 26 de junho de 2017, foi realizada a Assembleia Geral dos Docentes da Unifesp pautando: 1) Greve Geral em 30/06; 2) Crise no Hospital São Paulo e 3) Indicação para CONAD. Após informes das assembleias locais e debate sobre os pontos de pauta foram realizados os seguintes encaminhamentos:

1) Sobre a Greve Geral em 30/06: apoio à mobilização nacional e convite à categoria para participação do grande ato convocado pelas frentes populares, centrais sindicais e movimentos sociais na Av. Paulista às 16h (com ponto de encontro da Adunifesp-SSind e Unifesp em frente ao Conjunto Nacional); levar a pauta local de defesa do Hospital São Paulo para o espaço de mobilização nacional; e sugestão de realização de outras formas de mobilização, como debates, atividades, etc, nos campi da Unifesp dependendo da condição, organização e deliberação da categoria docente local.

Continue lendo Assembleia Geral dos Docentes da Unifesp apoia Greve Geral em 30/jun

Em defesa do Hospital São Paulo

No dia 08 de junho de 2017 as categorias docente, discente e técnico-administrativo realizaram um ato em defesa do Hospital São Paulo (HSP). A mobilização buscou chamar atenção da comunidade universitária e da população em geral para a crise orçamentária enfrentada pelo HSP, que sem recursos está obrigado a cancelar atendimentos.

Segundo nota da Comissão de Mobilização da Graduação do Campus São Paulo da Unifesp o HSP “permanece sem receber recursos do Programa Nacional de Reestruturação dos Hospitais Universitários Federais (Rehuf), vinculado ao Ministério da Educação (MEC) e ao Ministério da Saúde (MS), embora tenha direito à verba de acordo com o Decreto nº 7.082/2010, que estabeleceu o programa em 2010. Nele, está inserida a Portaria Interministerial nº 883/2010 que reconhece o Hospital São Paulo como hospital universitário da Unifesp”.

Continue lendo Em defesa do Hospital São Paulo

Ato em defesa do HSP

Nesse contexto de agravamento da crise na saúde pública e em especial no Hospital São Paulo reforçamos o convite para ATO EM DEFESA DO HOSPITAL SÃO PAULO, no dia 08 de junho de 2017, às 9h, com concentração na rua Botucatu,740, em frente ao Anf. Leitão da Cunha.

Segue link para maiores detalhes da manifestação: https://www.facebook.com/events/127444824493355/

Contamos com a presença de todos e todas!

Adunifesp-SSind

Adunifesp-SSind reivindica suspensão do controle de frequência para professores da Paulistinha

Associação dos Docentes da Unifesp (Adunifesp-Ssind) protocolou em 15 de maio de 2017 junto à Pró-reitoria de Gestão com Pessoas ofício requerendo suspensão imediata das medidas para controle de frequência dos professores de Ensino Básico, Técnico e Tecnológico (EBTT) da Unifesp.

“A Adunifesp-SSind é contra qualquer diferenciação entre professores da Paulistinha e demais docentes da Unifesp, respeitando os termos do acordo da Secretaria das Relações de Trabalho do Ministério do Planejamento, ainda mais no que diz respeito ao controle de frequência, pois na atual conjuntura, sua implementação para um determinado grupo de professores, pode criar precedente para sua ampliação e generalização para toda categoria docente”, comenta prof. Rodrigo Medina Zagni, presidente da Adunifesp-SSind.

A Adunifesp-SSind entende que os procedimentos que estão sendo implantados no Núcleo de Educação Infantil – Paulistinha para controle de frequência contrariam acordo pactuado com os trabalhadores dessa carreira, assim como, precipitadamente, não atendem o princípio de eficiência e da razoabilidade que a Administração Pública de se pautar.

Adunifesp-SSind

Plenária Comunitária da Unifesp faz balanço da greve de 28 de abril e discute a crise do HSP

Aconteceu nesta quinta-feira, 11 de maio de 2017, a Plenária Comunitária da Unifesp com a presença de cerca de 50 pessoas, grande maioria técnicos-administrativos, contando também com a presença de docentes membros da diretoria da Associação dos Docentes da Unifesp (Adunifesp-SSind). A Plenária pautou o balanço da greve geral de 28 de abril, a continuidade do calendário de lutas e a crise do Hospital São Paulo (HSP). Após debate sobre as pautas ficou encaminhado a organização de uma nova assembleia comunitária entre as categorias discente, docente e técnicos-administrativos, a ser definida pelo Conselho de Entidades, para prolongar a discussão sobre a gestão do HSP.

Adunifesp-SSind

11/MAI – Plenária Comunitária da Unifesp

Convidamos a todos e todas para Plenária Comunitária (das categorias Docentes, Técnicos e Estudantes) da Unifesp que será realizada no dia 11/05/17, às 12h, na sede do Sindicato dos Trabalhadores da Unifesp (Sintunifesp) localizada na rua Pedro de Toledo nº386.PAUTA:

1) Crise no Hospital São Paulo;

2) Balanço das mobilizações e novo calendário de lutas.

Contamos com a sua presença!

Adunifesp-SSind

Adunifesp e Adufabc somam forças aos 40 milhões de trabalhadores mobilizados contra o desmonte social

No dia da greve geral mais de 40 milhões trabalhadores e trabalhadoras de todo o país paralisaram suas atividades, segundo dados dos organizadores. “A sexta-feira (28) ficou marcada como a maior greve da história brasileira”, afirmaram as Frentes Populares Povo Sem Medo e Brasil Popular que junto às centrais sindicais convocaram a grande mobilização. Por todo o país, piquetes e barricadas trancaram rodovias, acessos à entrada das cidades, de fábricas, montadoras, siderúrgicas, metalúrgicas, prédios de serviço público, bancos, universidades, escolas, garagem de ônibus, empresas, comércios, portos, aeroportos, paralisando diversos ramos econômicos. Metrôs, ônibus e trens de uma série de cidades não circularam por 24h.

A Associação dos Docentes da Unifesp (Adunifesp-SSind) reuniu membros da categoria na mobilização em São Paulo participando do grande ato no Largo da Batata  contra o desmonte social em curso, destacando a defesa da universidade e saúde pública. “A participação da Adunifesp-SSind no ato do dia 28 atendeu não só ao chamado das centrais sindicais atuantes e movimentos sociais em luta em defesa dos direitos dos trabalhadores, mas às assembleias locais no campi da Unifesp e também a assembleia geral dos docentes da Unifesp que soberanamente decidiu por aderir a greve geral”, comentou prof. Rodrigo Medina presidente da Adunifesp-Ssind.

Continue lendo Adunifesp e Adufabc somam forças aos 40 milhões de trabalhadores mobilizados contra o desmonte social